Banner Submarino

sábado, 15 de dezembro de 2012

[ESPECIAL FIM DO MUNDO] Filmes para ver antes do fim do mundo

Faltam 6 dias para o fim do mundo... ixiii!


Indicação: Chris Salles

O Clube da Luta!




A 1ª regra do Clube da Luta é: Você não fala sobre o Clube da Luta.
A 2ª regra do Clube da Luta é: Você NÃO FALA sobre o Clube da Luta! (Tyler Durden, idealizador do CL)

  Ok, Tyler. Acho que nós já entendemos. Mas falando sério. E se os Maias estiverem certos? E se o mundo for mesmo acabar? A humanidade tem o direito de passar os últimos momentos vendo um filme de qualidade antes da danação eterna, você não acha? Então, f***ck the rules! Você aí, do outro lado da tela do computador: pegue sua tigela de pipoca, alugue o filme no netflix e prepare sua mente para ser nocauteada. Por que nós vamos falar sobre o Clube da Luta!




    Lançado em 1995 e baseado no livro homônimo do escritor Chuck Palahniuk, Fight Club (originalmente em inglês) tomou de assalto os cinemas com seus diálogos inteligentes, mensagens subliminares e final arrebatador.
   A história começa quando o personagem principal (Edward Norton), até então um simples americano médio e consumista, se vê assolado por crises crônicas de insônia. Como as tentativas óbvias para a solução do problema não funcionam, Norton acaba encontrando um escape bizarro para tal: frequentar grupos de ajuda para pessoas doentes ou desesperançadas.

   A partir daí suas noites não são mais as mesmas. As sessões, divididas por uma linha tênue entre o cômico e o mórbido, vão pouco a pouco preenchendo suas necessidades emocionais. E é assim, participando desde meditações guiadas no grupo dos hospedeiros de parasitas a terapias do choro no dos sem testículos, que Norton finalmente consegue suas tão desejadas horas de sono.

    E então eis que surge Marla Singer (Helena- tenho medo dela- Bonham Carter). Uma mulher exótica e misteriosa, também sadia, que se junta aos grupos de ajuda apenas pelos seus coffe breaks. Incomodado com a presença de Marla, Norton vê seu universo instável se desordenar novamente a ponto de não conseguir mais dormir.

   Enquanto a relação entre os dois se desenvolve nos limites da atração e do ódio, é nesse momento que Tyler Durden (as mina pira no Brad Pitt!) entra na vida de Norton durante uma viagem de avião. Carismático, inteligente e com a inusitada profissão de vendedor de sabão, não demora muito para que Norton e ele estabeleçam uma amizade.
   Ainda nesta mesma noite, quando ambos estão saindo de um bar, Tyler pede para ser golpeado e a dupla embarca em uma briga como alívio da tensão. O que acaba gerando o embrião para a ideia do clube da luta. Depois disso, não demora muito e vários homens já estão se surrando pelo país em Clubes clandestinos criados por eles.

   A nova “terapia” vai bem, quando Marla entra novamente na vida de Norton e, dessa vez, acaba indo parar na cama de Tyler. Recheada de ciúmes e inveja por causa dela, a relação entre os fundadores do Clube da Luta começa a se deteriorar.
   A ideia original do clube também já não é a mais a mesma. Tyler passa a dar pequenos “deveres de casa” para seus seguidores, como quebrar antenas de TV e vandalizar lojas. Em pouco tempo, o que era apenas uma reunião de machos colocando a testosterona para fora, se torna uma organização secreta ameaçadora.

   Sem entender o que está se passando, Norton vê a casa que divide com Tyler ser invadida a cada dia por seguidores do Clube da Luta, os quais agora são chamados de soldados. É notório que Tyler está construindo um exército e que ele tem um propósito para ele, mas é justamente neste mistério que se centra a genialidade de Clube da Luta.

   A meia hora final do filme é eletrizante, repleta de descobertas perturbadoras, explosões, reviravoltas e um elemento praticamente instransponível nos últimos minutos que deixará o espectador boquiaberto. Tudo, no entanto, é explicado, e não há nenhuma ponta solta. Até mesmo a figura do “sabão” no filme não é despropositada. Por isso, indico Clube da Luta para as horas anteriores ao juízo final. Você não vai se arrepender. Mas só um toque: recomendo assistir mais de uma vez. É ainda mais revelador na segunda.

Quer uma palhinha? Veja o trailer logo abaixo:





Chris Salles é escritora wannabe e acha que acreditar na previsão Maia já ficou muito mainstream.



--------------------------------

Indicação: Jessica V. Silva

Forrest Gump - O Contador de Histórias



“Minha mãe diz que Forrest é para me lembrar que as vezes fazíamos coisas que... bom, não fazem sentido”

Forrest Gump – O Contador de Histórias é um romance que foi adaptado para as telas do cinema em 1994 e ganhou 6, isso mesmo, 6 Oscars! e mais 3 Globos de ouro para quem ainda não achou os Oscars suficiente.

   Forrest é um homem com problema de retardamento mental, por isso ele é muito inocente.  Desde sua infância, ele possui uma amiga chamada Jennifer e esse será seu amor para o resto da vida.

   Ele conta sua história, aos 40 anos, sentado em um ponto de ônibus, onde espera seu ônibus para ir visitar Jenny. Durante sua permanência no ponto, vários ouvintes passam por ele e é para eles que Forrest conta sobre sua infância, suas superações e também todos os principais acontecimentos de sua vida, que coincidentemente e muito “por acaso”, são alguns dos principais acontecimentos históricos dos Estados Unidos que ocorreram entre os anos 50 e 80, como a Guerra do Vietnã.
  
   A história é perfeitamente desenhada entre os fatos históricos que culminam nos encontros e desencontros de Forrest e Jennifer e mostra como Forrest, acidentalmente, acabou influenciando , inventando e participando de vários fatos históricos do país.

................................ 

   Esse filme é minha paixão de criança. Ele é inteligente, doce, ingênuo e incrivelmente belo. Ele te leva tão naturalmente que é impossível não se sentir apaixonada por ele.

   O filme é leve e engraçado e quando a história começa a se misturar com os acontecimentos históricos e  Forrest começa cruzar com pessoas famosas, você passa a achar tudo muito genial.

   O que mais impressiona no filme inteiro não é a forma incrível com que tudo se liga ao personagem e como o personagem se faz notável em cada acontecimento que vive, mas sim a maneira única com que ele enxerga o mundo e os momentos que ele está vivendo. Como ele se desenha no mundo e como ele enxerga as pessoas com integridade. Ele desenha sua própria história. Não há segundas intenções, não há falsidade. Ele é o que ele é.

Curiosidades:
   - No filme, foi Forrest quem ensinou Elvis a dançar.
   - Ele inspirou Lennon a escrever Imagine.
   - Aqui no Brasil o filme ficou em cartaz durante 8 meses.
   - Antes de Tom Hanks, o papel foi oferecido ao John Travolta.

   Confesso que nunca vi nenhum personagem no cinema parecido com ele em todos esses anos. 

   Forrest Gump é um belo clássico que todos devem ver antes do mundo acabar! É um filme que te faz refletir, se emocionar, rir e se apaixonar.

Forrest Gump – O Contador de Histórias
“Olá, meu nome é Forrest, Forrest Gump... Você quer um bombom? Eu podia comer milhões deles. Minha mãe sempre dizia que a vida é como uma caixa de bombons. Você nunca sabe o que vai encontrar.

    Para vocês que não viram, segue o trailer... Para aqueles que viram, relembrarem




Feliz fim de 2012! Ou fim do mundo!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nunca vi Clube da Luta e morrooo de vontade! E - não me mate, Jess - eu vi metade de Forest e dormi.. em minha defesa, eu estava super cansada e já estava tarde. Quero muito rever!

    Foram duas dicas pertinentes e como eu tenho os dois aqui em casa, provavelmente assistirei até dia 21. Depois volto aqui - se eu lembrar - e digo o que achei no final das contas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Cara, não acredito que quebraram as regras do clube da luta, hahaha.

    Forest eu nunca vi, mas tenho vontade!

    ResponderExcluir