Banner Submarino

domingo, 24 de março de 2013

[EVENTO] Porre Literário Chick-Lit

Ontem rolou, aqui em São Paulo, o Porre Literário Chick-Lit, mediado pela jornalista Karina Andrade, e que contou com a participação das autoras Leila Rego e Drica Pinotti. E claro que eu não podia perder, né? Pra quem não pode ir, fica aqui um gostinho do que rolou...

Pontualmente às 17h (pelo menos no meu relógio), começava uma das tardes mais divertidas que eu já tive numa livraria. No palco, as escritoras Leila Rego e Drica Pinotti, e a jornalista Karina Andrade - curiosamente, a única com alguma peça de roupa cor de rosa! - prontas pra falar de um dos gêneros mais famosos da literatura atual: chick-lit.


A famosa "literatura de mulherzinha" foi discutida com muito bom humor entre as três e, claro, o público. Começando por aquele que se tornou a bíblia dos chick-lits: O Diário de Bridget Jones. Depois de falarmos um pouquinho sobre que características contidas no livro de Helen Fielding que acabaram se tornando as marcas do gênero - o bom humor, os problemas amorosos, familiares, sexuais, etc - assistimos um trechinho do filme Bridget Jones: No Limite da Razão. O mesmo nos livros seguintes. Para cada livro debatido, um trecho do filme ou série adaptado.

E quantos foram os livros! Quem não conhecia, viu que é uma lista bem longa de títulos! Becky Bloom, Gossip Girl, Diário da Princesa, Emma Corrigan... e, claro, os livros de Marian Keys. A autora irlandesa, famosa por tratar de temas pesados (muitos dos quais ela mesma viveu), como dependência química, luto e suicídio, com muito bom humor nas suas obras. É pra provar pra todo mundo que o preconceito contra o gênero, dito "fútil" por tanta gente, não tem nada a ver, e que chick-lits podem sim - e em sua maioria, tratam - falar de coisas sérias sem perder o humor.

Depois, veio um bom bate-papo direto com as autoras presentes. E ao invés de contar pra vocês o que rolou, achei melhor.. mostrar. Confira no vídeo uma parte da entrevista do público com as autoras.





Rolaram ainda um concurso cultural e o sorteio de vááários livros enviados por editoras exclusivamente pro evento - alguns dos quais nem foram lançados ainda! Chiquérrimo, né? Eu trouxe pra casa Esposa 22, livro de Melanie Gideon, e já estou louca pra ler :)

Depois do evento, rolou ainda uma sessão de autógrafos com a autora Drica Pinotti, que lançou seu novo livro, Antídoto, sequência do chick-lit A Pílula do Amor.

Comente com o Facebook:

Um comentário: