Banner Submarino

quinta-feira, 25 de abril de 2013

[NOSSAS DICAS] Como começar um livro?

Ter a ideia? Fácil.
Pensar no plot? Tranquilo.
Pensar nos personagens? Nada de mais.
Começar o livro?
....
Aí complica.

Embora pra mim isso nunca tenha sido exatamente um problema, pra muitas pessoas é difícil saber como começar um livro. O que em teoria deveria ser mamão com açúcar - afinal, você já tem a história, já tem os personagens, já pensou no conflito, às vezes até já tem algumas cenas escritas - na prática, se torna um pesadelo sem fim.

Existem várias dificuldades na hora de se começar um livro: como apresentar os personagens? Como apresentar a história? Como conduzir o início sem que ele fique chato e faça o leitor desistir antes mesmo de alcançar o segundo capítulo? Não é todo mundo que se permite ler o resto do livro se o início não for interessante, e essa perspectiva assusta mesmo nós, pobres autores. E foi pensando nisso - e inspirada pela pergunta de uma leitora - que resolvi fazer esse post, e ver se eu consigo ajudar.

Fuja dos clichês. Nada de começar com "era uma vez", ou com descrição de clima. Esse negócio de "fazia uma bela manhã ensolarada naquele dia de outono, as folhas caíam e o céu estava límpido" não conquista ninguém. O jeito mais irritante e chato de se começar qualquer história é com esses clichês pré-estabelecidos, então, se estiver pensando neles, corra para as colinas!

Apresente os personagens e seus conflitos principais. Afinal, que leitor vai gostar de partir pro segundo capítulo sem saber quem é o personagem principal, onde ele mora e o que faz da vida? Lembre-se de que a sequência inicial de qualquer livro é, basicamente, uma introdução ao universo onde aquela narrativa será narrada. Por exemplo (e não me matem por usar esse exemplo), no comecinho de Crepúsculo, a srta Bella Swan vai nos contando quem ela é, como foi parar em Forks e onde diabos é Forks - tudo isso sem perder o ritmo.

Pense em cenas simples e com funções práticas. Isso serve pra que você conduza o início do seu livro de forma introdutória e fazendo todas as devidas apresentações, mas sem ficar com aquela cara didática de "oi, eu sou o Fulano, tenho 10 anos e essa é a minha história". Pense em cenas que façam essas apresentações por si só, de maneira sutil e leve. Por exemplo: seu personagem é o irmão do meio, mora com os pais e a avó e largou a faculdade. Por que não começar com uma cena em que a mãe tenta tirá-lo da cama, comparando-o ao irmão mais velho e brigando com ele por não fazer nada da vida? Ele levanta, segue para a cozinha, onde seu pai o olha com decepção e sai para levar o caçula na escola. Sua avó é o único que sorri pra ele. Tem um jornal aberto na seção de empregos em cima da mesa - e ele é o único desempregado da casa. Quantas informações você tiraria sobre esse personagem nessa única sequência?

Saiba o timing certo de apresentar o seu conflito. O problema pra grande parte dos autores (e isso me inclui!!) é saber em que momento introduzir as deixas que vão levar ao conflito central da história. Honestamente, não existe bem uma receita pra isso, mas algumas coisas podem nos ajudar. Em suma, mantenha em mente o seguinte: não tenha pressa, nem demore demais. Se você atirar a merda no ventilador toda de uma vez, o leitor mal vai ter tempo de processar a informação; um pouquinho de suspense não faz mal a ninguém. Plante dúvidas, faça uma trilha pro leitor seguir. Mas não prolongue demais essa trilha, senão é capaz do seu leitor resolver seguir por outro caminho e simplesmente abandonar a história, já que nada acontece. Depois que o leitor já estiver ambientado e conhecer todos os personagens principais, é hora de plantar a primeira semente, com alguma cena chave que apenas crie perguntas, ao invés de respondê-las. E a partir daí, caminhar com a trama.

É isso por hoje. Espero ter sido de alguma utilidade XD
Até mais!

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. pensando assim, começar um livro nada mais nada menos segue as "regrinhas" do Teatro clássico, onde se começa com uma exposição (das personagens, suas relações e do conflito) e deve-se trabalhar apenas com cenas que tem função no desencadeamento da história.

    ótimo artigo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que a "regra" é mais ou menos a mesma em todos os formatos. em roteiro também se trabalha meio que da mesma forma. tudo tem que trabalhar em função da história - se não tem utilidade, pode ser cortado.

      Excluir
    2. e é incrível a quantidade de autores que fazem com que metade do livro/peça/filme não tenha utilidade nenhuma. xD

      Excluir
  2. Sou leitora e simplesmente leitora..
    Já tentei escrever.. E foi exatamente assim,
    já tinha os personagens os possíveis conflitos entre outros,
    mas quando fui iniciar ai foi um desastre escrevi o primeiro parágrafo
    diversas vezes, até que por fim desisti e fiquei apenas com a leitura mesmo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse post foi escrito para mim! -q Uma das minhas maiores dificuldades é começar, por mais que eu já tenha todo o plot montado na cabeça e todas as cenas projetadas. Nunca sei o que escrever, e o método que eu utilizo é começar a história a partir do capítulo dois, hahaha. Parece loucura, mas funciona. E, depois, quando eu tiver escrito uma boa quantidade de páginas e a minha história começar a fazer sentido, eu volto lá no começo e escrevo o primeiro capítulo (é mais fácil, porque eu já tenho uma ideia do que acontece depois, então...) É o meu método; não quer dizer, necessariamente, que vá funcionar com todo mundo. Mas eu acho muito útil. Adorei o post, Lari!

    Abraços!
    www.garotoleitor.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho planos de escrever um livro, mas eu amei estas dicas. De vez em quando gosto de inventar estórias, começa na minha cabeça, visualizo como um filme e aí vou escrevendo.
    Ótimas dicas Larissa!

    ResponderExcluir
  5. Aaaa que bacana!!
    Para quem quer começar a escrever essas dicas são essenciais!!!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post! ;D Já tentei várias vezes começar a escrever, mas a preguiça sempre me vence e eu acabo abandonando.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da dicas
    Vou anotar aqui

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai meu deus. Sabe quando você lê, pensa assim: "Aaaah, já sei! Agora ficou fácil, sei o que fazer, a Larissa foi extremamente útil". E, é lógico, não sai nada! Uhul! #sóquenão
    Hahaha escritor sofre, viu. Só quebrando muito a cabeça, mesmo. E tendo bastante fé :D
    Mas você me deu umas ideias que eu, secretamente, estou roubando para mim.

    Beijos!
    Malu
    www.wordsbooksworlds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito boas as dicas. Depois dessa finalmente vou pra frente com meu livro que nunca acho que esta bom...rsrs

    ResponderExcluir
  10. Essas dicas serviram de muita ajuda! Muito obgd Lari ^^
    anotando suas dicas aqui rs'.

    beijos !

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou um pouco,a não ser pela minha grande dificuldade de tentar descobrir o que faz um leitor se encantar pelo livro.É o começo?É o meio?È o fim???IMpossivel ser um fim,claro!!!Mas não me aprimoro de jeito nenhum com base nesses relatos que acabei de citar.Alguém teria alguma experiência do assunto e podia me dar uma ajuda???Por favooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr..................

    ResponderExcluir
  12. Eu já escrevo a algum tempo, comecei com fanfics e depois fiz um blog onde costumo postar histórias, mas a verdade é que sou louca para colocar minhas ideias no papel sabe, ver minhas histórias em um livro. Mas toda vez que começo, nunca parece bom o suficiente. Mas com essas dicas acho que da pra começar de vez esse meu sonho. Tenho muita vontade de lançar um livro, pois é minha paixão escrever. Obrigada pelas dicas.
    http://www.meiosentimental.tk/

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho dificuldade em escolher as palavras!
    Me ajudem..
    Por favor!!

    ResponderExcluir