Banner Submarino

sexta-feira, 24 de maio de 2013

[RESENHA] Last Sacrifice — Richelle Mead

Série: Vampire Academy #6
Edição: 1
Editora: Razorbill
ISBN: 9781595143068
Ano: 2010
Páginas: 594

ATENÇÃO: a resenha a seguir contém MUITOS spoilers da série. Se você não leu até o 5º volume... melhor não ler esse post!


Rose Hathaway está ferrada.

Acusada de traição à coroa e de ter assassinado Tatiana, a Rainha dos Moroi, ela está presa e aguardando julgamento. Enquanto isso, Dimitri está aos poucos reconquistando sua liberdade - cada vez mais distante dela - e sendo aceito de volta, e Lissa Dragomir tenta provar a inocência de sua melhor amiga e guardiã. Ex-guardiã, na verdade. Porque de jeito nenhum alguém vai permitir que Rose a proteja agora.
Na sua cela fria e monocromática, Rose só possui duas distrações: os pensamentos de Lissa, para os quais ela consegue escorregar através do Laço que ambas dividem, e o curto bilhete deixado para ela por Tatiana, em que, em meias palavras, a Rainha afirma que Lissa tem um irmão ilegítimo, cujo paradeiro segue desconhecido. Em tempos desesperados, medidas desesperadas: Rose precisa encontrar o Dragomir perdido para que Lissa tenha poder de voto e voz dentro do Conselho Moroi, mas como fazer isso se ela continua presa?

Felizmente, seus amigos já pensaram em tudo. Num plano de fuga arriscado e que envolve muito mais pessoas do que ela gostaria, Rose é tirada de sua prisão e escapa da Corte, e agora é uma fugitiva - ao lado de ninguém menos do que Dimitri, agora considerado seu comparsa. Uma vez fora, as ordens são para se esconderem e permanecerem seguros, mas Rose tem outros planos. As eleições para o novo monarca Moroi estão próximas, e com isso, tudo pode mudar. Mais do que nunca, Lissa precisa ser ouvida. E enquanto na Corte, seus amigos tentam provar sua inocência, ela também pode fazer alguma coisa aqui do outro lado.

Mas nessa jornada por respostas, Rose precisará confiar em aliados perigosos, e, embora tente se convencer do contrário, irá se colocar cada vez mais próxima de Dimitri. Ele lhe garantiu que é incapaz de amar, e ela está tentando recomeçar com Adrian, mas nem sempre é uma questão de escolha. E o quê - ou quem - Rose estará disposta a sacrificar para que a justiça finalmente seja feita?

Ler Last Sacrifice foi ao mesmo tempo um tormento e um alívio. De certo modo, todo último livro é assim. Mas com a série Vampire Academy isso tem um peso diferente pra mim.

O negócio é que, quando li os primeiros dois volumes, eu nem gostava tanto assim da série. Sim, o Dimitri é incrível. Sim, a Rose é kickass. Mas, principalmente no primeiro volume, a mitologia é toda mal explicada, e demora até as coisas formarem sentido de maneira clara e você engatar na história.

Mas aí, teve o terceiro volume. E teve Dimitri morrendo, virando Strigoi, Rose caçando Dimitri, Dimitri encarcerando Rose, Lissa estaqueando Dimitri, Dimitri voltando a ser dampiro e UFA! Toda aquela empolgação que eu não tinha, surgiu. Richelle Mead conseguiu reverter o quadro e me transformar numa garota obcecada, sem vida e potencialmente deprimida, como desabafei nesse vídeo aqui.

Esperei por SEIS SEMANAS pela chegada desse livro. No desespero, comecei a ler uma tradução fanmade - pior besteira. Mas tudo bem. O livro chegou e eu o comi em dois dias.

Last Sacrifice junta vários aspectos incríveis da série ao longo das suas quase 600 páginas. Rose está agindo na base do desespero, cada vez mais na beirada da loucura por tanto sugar a escuridão do Espírito de Lissa; Dimitri está na sua forma mais frágil e forte, tão sensível quanto se permite ser; Lissa deixa de ser tão apática e passa a ser o centro de vários eventos, cada vez mais ativa dentro da história e finalmente tendo um papel que não se resume a ser salva pela amiga; e Adrian, embora participe menos do que eu gostaria, se prova um personagem com uma complexidade emocional que encanta e assusta.

O que mais gostei, contudo, é que em nenhum momento os acontecimentos do livro são previsíveis. Há uma porão de viradas que não tem aquele ar de novela das oito, de "eu tinha certeza de que isso ia acontecer", e sim aquela cara de "mas da onde veio isso?". Fazia muito tempo que eu não lia um livro que realmente me balançasse e me surpreendesse. E o misto de emoções que veio com isso foram extremamente bem vindas.
Todas as pontas se amarram, todos os conflitos se resolvem, e tirando o final heartbreaking do Adrian - mas pra isso existe o spinoff Bloodlines!!! - foi um fechamento perfeito pra uma série incrível. Terminei de ler como se tivesse corrido uma maratona, e tudo doía agora que eu tinha parado de correr. E agora que acabou... me resta esperar pelo filme. Danila is coming!

Até a próxima ;)

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ah! Fujo de spoilers, mas estou louca para ler esta série! *-*

    Beijocas, Lari.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa!
    Não vou ler a resenha porque ainda não li nenhum livro da série.
    Mas não vejo a hora de ler, parece ser bom demais!! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oie Larissa
    Li somente a parte final da resenha, pois eu ainda não li o 5° livro da série, e OMG, bom saber que o último livro a diabinha da Michelle ainda reserva surpresas e reviravoltar para nós leitoras \o
    Não vejo a hora de terminar essa série. E Danila é muito amor <3, já me vejo revirando os olhos e suspirando na cadeira do cinema.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu sofri tanto com esse livro que me auto afirmei como masoquista.
    Ler esse livro quase dói. Aliás, ler essa série quase dói.
    Eu fiquei muito isso de deprimida, sem vida, e tudo o mais com Vampire Academy, e olha que quando eu fui ler, já estava saturada desse universo vampiresco que dominou o mundo por algum tempo.
    Bjs Lah, e esperemos para morrer com o filme.

    ResponderExcluir
  5. Oie Larissa =D

    Nossa eu ainda não li nada da Richelle =/ Sempre leio resenhas positivas sobre os livros dela, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum...
    Espero poder começar essa série logo!

    Beijos e uma ótima semana!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir