Banner Submarino

segunda-feira, 6 de maio de 2013

[RESENHA] Yume — Kamile Girão


Título Original: Yume
Autor(a): Kamile Girão
Editora: Dracaena
Ano: 2011
Páginas: 361

Resenha nacional, vamos ler?

"Por detrás das roupas surradas masculinas que costumava vestir, um mundo incrivelmente estranho se escondia. Nadia sabia que sua cabeça não era comum e que suas ideias divergiam do que era normal. Apenas ela conseguia ver o que não existia. Apenas ela era capaz de desenhar com perfeição um personagem visto em um sonho. 

Guitarrista, estudante, filho, cético, objeto sexual de quem o quisesse. Ainda assim, Adrien não era feliz. Contudo, a vida monótona e libertina parecera ganhar um sentido especial quando estranhos sonhos se projetaram em sua mente e quando a missão aparentemente inimaginável lhe fora imposta: impedir que uma determinada garota chegasse ao Yume, o local proibido para meros humanos."

 É feio admitir, mas eu comecei a ler Yume, primeiramente, porque fui atraída por essa capa maravilhosa. Em segundo lugar, a temática também me atraiu. Sempre fui muito ligada à questão dos sonhos.

Em Yume, lidamos com dois personagens principais. Temos Nadia, uma alemã que vive com a mãe em condições financeiras muito difíceis e acaba passando mais tempo no mundo da Lua do que na realidade. Desenhista, imaginativa em excesso, ela chega até mesmo a ver os objetos falando consigo em seus devaneios cotidianos. O mais estranho, porém, são os sonhos que ela tem tido, com frequência, com um rapaz desconhecido com quem parece ter uma grande ligação. Um dia, ela recebe uma proposta misteriosa de desenhar um personagem de seus sonhos com perfeição e é claro que o rapaz é o escolhido.

O rapaz é Adrien, brasileiro, que, semelhantemente tem tido sonhos com uma bela mocinha desconhecida. É rapaz difícil, rebelde, mulherengo, que se sente muito atraído pela doce e inocente mocinha de seus sonhos, diferente das mulheres com quem costuma lidar.

Para que tenha uma vida melhor, Nadia acaba sendo mandada pela mãe para o Brasil, para morar com o primo Yooki, e só nos resta esperar com que os destinos dela e de Adrien se cruzem.

Os personagens são legais. São bem trabalhados, em sua maioria. Nadia é uma protagonista agradável, Adrien beira um pouco o clichê de bad boy sofredor, mas nada prejudicial. É interessante ver, também, as influências diferentes da autora que ela joga em alguns personagens, em especial o peso que a cultura nipônica possui na obra, sendo vistos tanto no primo Yooki, o cara legal que cuida  de Nadia, quanto em Arashi e Alice, amigos de Adrien, que são personagens bastante cativantes da história.

O que me decepcionou no livro foi que a história em si é um pouco lenta, se desenvolve, na maior parte, com poucas coisas realmente significativas acontecendo, que eu sinto que poderiam ter sido um pouco condensadas. A trama é relativamente previsível.

Faltou também um desenvolvimento um pouco melhor do mundo Yume, que, na trama, é um mundo de sonhos, mas que demora bastante para aparecer e, embora seja muito mágico e encantador quando aparece (as criaturas, personagens e ambientes são mesmo dignos de um "País das Maravilhas"), deixa uma sensação de que ele poderia ter sido mais explorado. Temos uma árvore de espelhos, uma bruxa, uma súcubo, um monstro desenhado por Nadia na infância que, nesse universo, ganha vida e ainda bate papo com ela. Aparecem tão brevemente que deixam um gosto de quero mais que, pra mim, foi mais amargo do que doce, mas foi minha parte preferida da história.

No geral, é uma boa leitura, que flui bem. Recomendável para quem gosta de romances com uma pitadinha de sobrenatural. 

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Interesante el libro, lo apunto. xoxo

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito interessante
    A resenha me chamou bastante atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parece legal, mas não vou criar muitas esperanças porque ultimamente estou chata pra julgar livros.

    ResponderExcluir
  4. Ah, não gostei.
    Não da resenha, a resenha foi hiper boa, mas eu não gostei da história. Sei lá.

    Escreva mais resenhas, Ray!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, descobri apenas agora essa resenha oO' Dá para acreditar?
    Hahaha. Obrigada pela resenha, querida :) Fiquei feliz em lê-la.
    Abraços!

    ResponderExcluir