Banner Submarino

sábado, 29 de junho de 2013

[INDICAMOS] Dez mangás shoujos para conferir, Primeira Edição (1/4)






   Olá, queridos NRAnianos! Como vocês vão após o Dia dos Namorados e depois desta época de festa junina? A colunista de hoje espera que tudo tenha ocorrido bem ;) Mas, vamos falar sobre um assunto que possa ser relacionado a romance, como shoujos. 
   O que é um mangá shoujo? Não, não é o shoyo do molho de soja, se é o que está pensando! Um mangá do gênero shoujo se trata de histórias nipônicas em quadrinhos que são voltados a garotas, embora qualquer pessoa de faixa etária esteja livre para ler. Exemplos são: Sakura Card Captors, Kobato. (foto), Sailor Moon, Kimi no Todoke, A Princesa e o Cavaleiro, Vampire Knight e entre outros e outros que vocês podem encontrar em sites online, na banca de sua esquina e até mesmo em sites de compra pela internet.
    A indicação de hoje (ou, ao menos, desta edição) não conterá algum dos mangás (histórias em quadrinhos do Japão) citados acima. Isso não significa que eventualmente eu possa citá-los em algum outro post em detalhes sobre eles. 
      A questão é que a indicação conterá uma porcentagem apenas de mangás shoujo e também por quê seria bondade demais revelar todos os encantos em um post só *risadas maléficas*. Mas, se vocês quiserem, podem já antecipar os coraçõezinhos de vocês e procurar pelos títulos que citei e darem uma olhada. Ou comentarem, até. Afinal, a NRA não é algo visado só para nós, a equipe de colunistas. Mas sim para todos (com, claro, foco nos jovens), incluindo vocês. E convenhamos que histórias em quadrinhos também é parte do mundo artístico que interessa a quem curte uma boa obra.
   Então, bora comigo ver uns títulos comentados para indicação? ;)
   (e cuidado com spoliers!)




 Primeira Indicação: Kamikaze Kaitou Jeanne
Kamikaze Kaitou Jeanne
Maron :3
   Kamikaze Kaitou Jeanne, publicado no Japão entre 1998 e 2000, foi criado por uma conhecida mangaká (aquele profissional, um 'cartunista', que é o aritsta da HQ) que desenha e escreve vários shoujos que é chamada Arina Tanemura (se bem que vocês podem encontrar nomes japoneses postos primeiro o sobrenome [Tanemura] e depois o nome [Arina], já avisando aqui caso vocês se confundam ao pesquisar a artista). É publicado pela editora Shueisha no país nipônico e, no estado de série completa, possui sete volumes.
   Encontrei este mangá faz bastante tempo enquanto dava algumas olhadas, quando criança, por histórias do gênero para poder me entreter. E me deparei com a história, deixei um pouco de lado até ver uns episódios da adaptação animada e voltei para ler (ou melhor, ver e ler) o mangá. Posso dizer que Kamikaze Kaitou Jeanne (o que se pode traduzir para nossa língua portuguesa para Jeanne, A Ladra Fantasma dos Ventos Divinos) foi uma obra que me deixou eternamente como admiradora da Arina-sensei (o sufixo -sensei sendo usado geralmente, dentro da cultura japonesa e/ou de quem a adota parcialmente [como eu], para designar geralmente professores ou a figura que o locutor considera ser, digamos assim, seu "mestre" fora do sentido de seguir [senão, seria -sama, correspondido a "senhor" ou "senhora"] e sim como admiração ou aprendizagem). Por quê, você me diz?
Jeanne e Sinbad
   Primeiro ponto, ladrões fantasmas (o indivíduo dito como kaitou). Não é um tema trabalhado unicamente em KKJ, com as identidades Jeanne e Sinbad, mas também em outros. Um exemplo que posso citar é Kaitou KID, um personagem pertencente tanto a série Detective Conan como também de Magic Kaitou que é inspirado em Arsène Lupin (como Kaitou KID é o rival do pequeno inteligentíssimo detetive Conan Edogawa, uma identidade que não é realmente uma mera criança [ou, até, uma criança] que é inspirada (como o nome não real pode sugerir) em Sherlock Holmes). Ladrões fantasmas, os quais são um gênero de personagens inspirados em Lupin e outros (e também pessoas reais), são pessoas que não roubam por roubar. Roubam por aventura, preferem não se importar com força, usam seu carisma e esperta habilidade de desviar atenções por aventura.
    
   Mas há sempre um propósito para que pessoas se tornem ladrões que possam, em seus devidos universos (ficcionais ou não), se tornar não pelo ganho material em si. Jeanne, no caso a identidade secreta da colegial ginasta Maron Kusakabe, surge por causa de uma missão. Segundo o que é dito pelo anjo Finn Fish que a assiste, o qual a dá poderes, Deus (dentro da história fictícia inspirada na mitologia cristã) teve seu poder partido e lançado em várias partes na Terra. Se a divindade não recuperar estes pedaços, os quais foram materializados em peças de xadrez, Ele morrerá. Assim, a jovem se põe como a reencarnação de Joana D'Arc (rápida recordação de História: Joana é uma francesa considerada santa pela Igreja Católica, nascida nos finais da Guerra de Cem Anos, conhecida pela história de que ela julgava ouvir vozes divinas que a direcionavam para ir até Carlos VII para levantar o domínio da cidade de Orleans da ocupação dos ingleses) para poder capturar demônios, pois o Diabo (o qual, dentro do universo fictício, se tem como uma interpretação) mandou agentes para ganhar os poderes divinos, os quais são a beleza de corações humanos, em obras de arte. Assim, quando Jeanne (ou Joana, se levar em conta Joana D'Arc do que Jeanne D'Arc, mas pessoalmente prefiro chamar de Jeanne) derrotava cada demônio, a obra de arte desaparecia e se tinha a impressão do mundo afora de que ela era a ladra.


O casal Maron e Chiaki :)
    E isto é razão para que Miyako frequentemente auxilie seu pai policial e detetive para capturar Jeanne, sem saber que esta é a sua melhor amiga desde a infância, Maron. As duas possuem, também como companheiro ao decorrer, Yamato, quem é o presidente da turma e não recebe bastante respeito (e inicialmente se encontra apaixonado pela heroína). Junto com Miyako e seu pai perseguindo Jeanne, também temos a figura do segundo kaitou da história, Sinbad. 
   Este se mostra com uma certa atitude de rivalidade com Jeanne e pretende impedi-la de coletar demônios por mais de uma intenção que é relevada nos percursos da história. O nome, Sinbad, vem de inspiração de um personagem de mesmo nome originário do livro Mil e Uma Noites. Este, de quem veio a inspiração, era um marinheiro do Oriente Médio rico por conta de suas aventuras fantásticas. Também possui a ajuda de um anjo, no caso um anjo negro chamado Access Time, quem, junto com Sinbad, sabe de algumas coisas que Maron pode não realizar durante um período. 
  Pois bem, Sinbad, apesar dos poderes dados pela companhia, não é nenhum superhomem e também é a identidade secreta de um humano. No caso dele, a face por detrás do ladrão é Chiaki Nagoya. Também colegial, entra na escola e na turma de Maron com um jeito de playboy para poder ganhar a confiança dela e a persuadir. No entanto, com o laço que ambos desenvolvem como Maron + Chiaki (e ambas as figuras possuem links com o passado, relacionados com os pais, que explicam algumas das atitudes que tomam) acaba até se sobressaindo em suas identidades secretas e muito posteriormente na importância que tomam, ele acaba realmente se apaixonando e se afeiçoando por ela.
O elenco geral 8D
   O segundo ponto que me instigou a considerar bastante Kamikaze Kaitou Jeanne a ponto de, muitos anos depois da minha última lida, mostrar a obra pra vocês é... Profundidade. Não vou dizer que a história é deveras complexa ou que seja muito simples. Por conta dos traços da Arina (que, em questão de KKJ, digo que são bons, mas há as pessoas que podem não se sentir agradas e ter um determinado pensamento da história), você pode achar que é só uma história bobinha ou superficial, mas isso e a atmosfera de shoujo podem enganar. Uma coisa bacana que observei em muitas obras dessa mangaká, desde aí, é que as pessoas não são tão perfeitas assim. Assim como elas possuem seus momentos fortes, tem seus momentos de fraqueza. E como possuem seus pontos fracos, também tem seus pontos fortes. E a forma como ela conta a história através de seus personagens, palavras e imagens conseguem, ao menos o que eu e muitas pessoas puderam sentir, fazer com que nós experimentássemos a parte emocional como fosse nossa.

    Por causa disso, eu pessoalmente aprecio tanto a relação que Maron vai tendo com Chiaki (e vice-versa) de um ajudar o outro e se tornarem, de forma que (quando você analisa) é muito claro a você quando acompanha o mangá, parceiros mesmo. E também por conta disso, os dois são um dos meus casais preferidos de forma geral. Fora esses dois, temos os secundários Miyako e Yamato que, apesar de não terem um grande destaque, servem como apoios do principais em alguns momentos e são também cativantes. É legal, para quem se interessou em ver a adaptação para animê, ver o mangá primeiro tanto por conta dos rumos diferentes e de pontos dos personagens como também pela relação que é esclarecida entre os anjos Finn e Access que culmina nas identidades Natsuki e Shinji. Outros personagens que são muito bons é Noin, quem possuía uma ligação com Joana D'Arc que é contada via a história e nos faz entender o porquê de muitas de suas ações meio antagônicas, e seu apaixonado servo (dragão) Silk (*Lucie com bonézinho "GAMBATTE, SILK \o/* Tomara que esses dois consigam ficar juntos :) Se bem que o Noin teve muita afeição pela Jeanne, como também a Maron, logo... Mas eles se cuidam bem <3)

   Entre partes onde vemos a gravidade no interior das emoções de nossos personagens e também de trechos descontraídos capazes de nos fazer sorrir ou dar algumas risadinhas, esse mangá é uma obra boa para se curtir quando tiver um tempinho e para se guardar boas memórias de leitura :B


Segunda Indicação: Gakuen Alice
Gakuen Alice
Mikan :)
   Gakuen Alice pode ser traduzido para a nossa língua como Academia Alice. É uma obra atualmente completada com trinta volumes, publicado desde 2003 até junho deste ano (2013), e já tendo uma adaptação de animação para tevê que se restringe até a algum certo arco da trama. É desenhado e escrito por Higuchi Tachibana, e é publicado, no Japão, pela editora Hakusensha. Assim como Kamikaze Kaitou Jeanne, já sou familializada com a história, embora eu tenha lido muito depois da primeira indicação. Como o título indica, há uma muito leve inspiração de Alice no País das Maravilhas, como a protagonista persegue "alguém fujão" para se deparar com um outro mundo com personagens peculiares. Há uma menção ou outra de modo sutil, mas o mangá possui sua própria história para contar. Ou melhor, uma pluralidade.

Hotaru-inventions
Hotaru rodeada de algumas de suas invenções :)
   A protagonista, e uma das personagens centrais ao decorrer da trama, é uma garotinha de dez anos chamada Mikan Sakura (Mikan = laranja em japonês; Sakura = relativo àquela árvore cheia de flores róseas que se pode ver em várias formas de arte nipônica) que vive em um pequeno vilarejo com seu avô, nunca tendo conhecido seus pais, e tem como melhor amiga a gênio e aparente indiferente Hotaru Imai (Hotaru = vagalume em japonês, Imai = não possui um significado certo). 
     As duas são melhores amigas desde os cinco anos, quando ganharam um concurso ao fazerem uma dupla de canto. Hotaru vai para a Gakuen Alice (tradução: Academia Alice) por conta de seu gênio e ser uma ótima inventora ser relacionado a uma habilidade especial denominada de 'Alice', mas antes de partir deixa uma mensagem para sua melhor amiga noticiando sua partida. 
      Claro que, tendo sabido por meio de um bilhete entregue por 'correio-tartaruga' de metal (uma das invenções de Imai) que demora cerca de uma semana para fazer seu serviço, Mikan vai atrás dela, por não querer se distanciar da amiga, até o local onde as pessoas do vilarejo se despedem enquanto Hotaru já está pronta pra ir.


Arte de duas páginas para G.A., onde tem o quarteto principal (Hotaru, Natsume - o 'rei' de coroa vermelha -, Mikan, Ruka - o nobre de capa azul), além de alguns amigos: Yuu Tobita (de óculos), Narumi (o homem de capa) e Mr. Bear (sim, o ursinho de pelúcia é um personagem constante -q).



    Apesar da justificativa quanto ao 'correio-tartaruga', Mikan pede uma explicação sobre porquê Hotaru não havia contado isso pessoalmente. Ainda que isso não seja o suficiente para aliviar a vontade de Mikan, a gênio conta que não será a última vez que as duas se verão. Tenta acalmá-la dizendo que poderá fazer visitas durante as férias de verão e inverno, fora as ligações e cartas que poderão trocar. 
    No entanto, apenas seis meses depois da partida, Hotaru envia uma carta enquanto Sakura envia todo dia :P (isso porquê Hotaru é lazy lol). Logo depois que vemos nossa protagonista lamuriar sobre Hotaru ter 'a deixado pra trás', podemos ver um menino comentando sobre Hotaru poder ter se esquecido deles por ter feito novos amigos. No entanto, um segundo diz:
Por algum motivo, me lembra de Hogwarts O.o
"Mas meu pai diz, "Estou agradecido que minha criança não é um gênio 'Alice' como Hotaru"... Meu pai disse que que a Academia Alice, para onde Hotaru foi, é como uma prisão e, uma vez que você entra, é até difícil para seus pais verem. Pessoas 'Alice' são quase considerados tesouros nacionais, então o governo fundou aquela escola para protegê-los de acidentes e de serem sequestrados."
(Gakuen Alice, Capítulo Um, Página de 13 a 14)
     Claro que, como toda amiga preocupada, Mikan pede por mais informações. Então, os amigos da classe dizem:
"Eles nem são permitidos a falar no telefone a menos que seja realmente importante. Isto é o porquê os pais de Hotaru se moviam muito por aí em ordem de desviar os detetives governamentais."
"Mas se eles escaparam por tanto tempo, por quê eles concordaram em ir para a escola agora?"
"Parece que eles conseguem dinheiro do governo por colocar Hotaru na [Academia] Alice. Depois que ela ouviu sobre isso, ela disse que poderia ir"
Hotaru e Mikan: melhores amigas :)
    E isso acaba não ajudando na situação de Mikan. Desolada pela possibilidade de Hotaru não cumprir o que disse e sobre a possível desconsideração da amiga, ela ouve uma conversa entre a mãe de Hotaru e o diretor daquela escola. Descobre que a escola iria ser fechada se Hotaru não tivesse ido para a Academia Alice, a fim do dinheiro fazer com que a escola se mantesse na especial consideração de que Mikan (quem a mulher menciona ser "uma amiga verdadeira" da filha) estudava lá
    E bom, Hotaru não demonstra sentimentos por via de expressões faciais (algo que observo é que ela geralmente tem a expressão poker face ou meio estoica), só por ações. Entende-se que a maneira que Hotaru foi embora foi uma em que ela escolheu de modo que fizesse a melhor amiga (por mais que a própria Hotaru não diga explicitamente isso) menos triste. Em um flashback, é demonstrado que a aparente indiferente não gosta de ver a protagonista chorar por apreciar o sorriso dela (segundo a própria Hotaru "Quando eu vejo seu sorriso, eu esqueço todas as coisas ruins" [Gakuen Alice, Primeiro Capítulo, Página 21]).
NarumiLA
Narumi :B
    Ao realizar sobre ter mal entendido as intenções da jovem Imai com a partida dela, Mikan se sente um pouco culpada por ter só reclamado dela e por não ter feito algo pela amiga, não desejando se separar dela. 
     Logo, naquela noite, a menina espera que o avô durma para deixar uma mensagem próximo de onde ele dorme para fugir para Tokyo (onde está Academia Alice), na busca por Hotaru. Nossa pequena heroína decidiu recomeçar a amizade entre elas, assim quer ver a melhor amiga mais uma vez. 
     Mas ao chegar em Tokyo, vendo-a em comparação com sua 'terra natal', acaba se aventurando entre as lojas e compra algumas coisinhas. Ao ir de táxi até a entrada dos portões fechados da Instituto Nacional de Pesquisas da Academia Alice, é abordada por dois caras que tentam trapaceá-la sobre saberem entrar ali.
    Por sorte, há uma figura que tem uma noção das coisas. Narumi L. Anju (como ele se apresenta depois), um professor da Academia Alice, aparece abordando os dois com... Bom, brilhos e brilhos em volta dele. Quando os dois trapaceiros tentam se desviar, não crédulos sobre ele ser um professor, de repente Narumi encanta-os estranhamente para que a dupla possa ir embora só com algumas palavras. Ao tentar fazer com que Mikan, com a mesma 'técnica' (eu explico isso depois), vá para casa, ela deduz que "VOCÊ É UM TRAVESTI" e... Bem, bem, pobre Narumi XD
oi, pessoa misteriosa. oi, Mikan. oi, otp.
     Um tempo depois, após um esclarecido sobre mal entendimentos enquanto são observados por uma figura misteriosa (?), Narumi sabe sobre Mikan ter querido ir à Academia Alice para poder ir atrás de sua amiga e estranha que ela não seja afetada pelo seu poder. Em agradecimento a ele, ela oferece alguns doces que ela comprou durante o 'mini tour pelas lojas de Tokyo'. Narumi questiona se ela quer tanto ir, ao que a menina responde que sim (e que ela tentaria muito passar nos testes para estudar na escola), e diz que ela passará.
      Mikan reage com descrença (do tipo "Como assim, eu não sou uma gênia!"), mas o homem explica que pessoas que contém 'Alice' não são gênias. São pessoas que nascem com poderes naturais. Pela variedade de pessoas com poderes diferentes, a escola é considerada uma super elitista.
      Excitada pela possibilidade de ser especial também, ela interroga se poderia ter. Narumi responde dizendo que é possível sim. Então, ela dá pulinhos, dizendo "Me mostre, me mostre! *O*", o que deixa Narumi com dificuldade de dizer. Quando ele ia dar uma pista, aparece um...
BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM!
Mikan e Natsume :)
    É, você leu bem. Uma explosão. Narumi e Mikan são jogados para longe. Ele comenta que é verdade sobre os rumores de escapes e a Mikan se ela está bem. Ainda meio abalada, bem, a menina está. E ele comenta sobre o garoto (pessoa misteriosa de máscara de gato preto) ser Natsume Hyuuga, ser um dos mais jovens e também mais talentosos entre os estudantes. Ele tem o poder natural nato de fogo. 
     Para poder controlá-lo, de uma esferazinha na mão de Narumi, surge um chicote (LOL) e ele diz "NÃO. CORRA. PARA LONGE", para uma Mikan boquiaberta antes desta notar que o garoto estava sem a máscara. Mikan, preocupada ao vê-lo caído, tenta ajudá-lo, mas Narumi logo pisa na mão dele dizendo que, se ele tentasse usar a 'Alice' dele (fogo), o professor (ele mesmo) usaria a própria 'Alice' antes de permitir isso. 
    Quando Natsume demonstra raiva logo depois disto, Narumi dá um beijo na bochecha dele a fim de fazê-lo cair 'inconsciente' para carregá-lo de volta à academia. Com o homem, nossa jovem heroína acaba adentrando nas estruturas da Academia Alice.
    Bom, isso funciona mais como uma introdução (extensa) de mais ou menos como é o primeiro capítulo para dar um gostinho a vocês. No entanto, caros amigos, se vocês acham que as coisas até onde pude descrever são o suficiente para dar uma ideia de que vai ser aventuras, cenas meigas, clima açucarado e risinhos coloridos por toda parte... Bom, vão nessa. Não vou dizer que não tem esses aspectos, mas, em seu total de trinta volumes, Gakuen Alice dá suas reviravoltas.
      E vocês acham que isso é tudo que posso falar? :P
     Claro que vou dar umas palhinhas sobre Pós-Primeiro-Capítulo. Assim, me focarei em alguns pontos importantes que se seguem até o final desta série que não foi distribuída para nosso país a fim de ser mais acessível para alguns que não conseguem ler por sites de scaneamentos e traduções online feito de fãs para fãs: 

    Primeiro ponto para aproveitar a leitura de Gakuen Alice: 
   Amizade. Alguns diriam que o mais envolvente é clima de romances, o que, durante a trama todinha, não é apenas com a Mikan no meio. Para mim, um dos pontos que faz Gakuen Alice ser um mangá muito bom é o desenvolvimento e as atitudes que mostram os fortes laços de amizade existentes entre os personagens. Não todos, mas uma boa maioria. 
    Um dos exemplos mais salientes é a de Mikan com Hotaru, a qual já reverenciei no início, as quais não possuem uma relação cheia de rosas (do tipo sorriso 24 horas), mas genuinamente se preocupam uma com a outra. Embora sejam bem diferentes: enquanto Mikan gosta de se divertir com seus amigos (cuja quantidade se amplia cada vez mais durante a série), demonstra automaticamente preocupação com eles e é toda alegre... Bom, Hotaru demonstra sentimentos de afeto não sempre, por mais que, depois de algum tempo, essa demonstração seja mais frequente.
    Mas podemos ver, lendo o mangá, partes onde as duas se consideram irmãs. Hotaru, em alguns pontos durante a trama, faz alguns sacrifícios para a felicidade de Mikan. E também compete por atenção dela algumas vezes com certas pessoas e, em outras, usa a oportunidade destas certas pessoas gostarem da melhor amiga como suborno (Hotaru precisa de money para fazer as invenções dela, haha).
Natsume e Ruka-pyon :)
    Certas pessoas = Natsume Hyuuga e Ruka Nogi. O mais engraçado disso é que, apesar dessa rivalidade (que acaba sendo desconsiderada muito a sério depois de algum tempo), os dois são grandes melhores amigos, um do outro, desde o começo até o fim. Embora, claro, haja alguns acréscimos de tensão na relação dos dois. Não que sejam ruins. Uma parte é a razão de Ruka estar sempre próximo de Natsume para poder apoiar o segundo em momentos de dificuldade que ele (Natsume) passa para poder proteger pessoas, algo que o motiva a fazer algumas missões correspondentes à demanda feita para as 'Alice' com Tipo de Habilidade Perigosa (a qual ele pertence). Outra parte é por, bom, o triângulo amoroso que há com eles nas pontas e, no meio, Mikan.
 E você me pergunta: "LUCIE, QUEM É ESSE RUKA? E COMO O NATSUME SE AFEIÇOOU A MIKAN?". Ou pode comentar também que "Oooh, eu sabia que esses dois [Natsume e Mikan] iam ficar juntos por 'insere justificativa sobre clichês em shoujos'". Ou só se pergunta sobre o 'Tipo'.
      Bom, vou aproveitar para poder continuar de onde parei do Capítulo Um em um breve (loongo) resumo:
        Já sabemos que Mikan chega à Academia Alice com suas roupas normais, após fugir de casa do pequeno vilarejo e passear por Tokyo, e com o Professor Narumi carregando um Natsume aparentemente desacordado. Então, o Narumi deixa a Mikan à vontade no hall de entrada (tudo, menos modesto), ela junto com o Natsume adormecido em um sofá, por ele ir falar com os superiores dele sobre ela estudar lá.
      Deixada ali, Mikan se questiona sobre coisas muito relevantes: máscara e chicotes (XD). No meio de suas divagações sobre as possibilidades, *música de pokémon* EIS QUE SURGE UM CARA SELVAGEM QUE SURGE DA PORTA PARA UMA LUTA COM NARUMI E... Ah, brincadeira, é só o melhor amigo dele, Misaki, quem está furioso com Narumi e tem um objeto pacífico (oi, taco de beisebol) em mãos. Enquanto isso, Narumi conversa com o diretor (na verdade, um deles) sobre a menina que ele pegou para ser aluna ali. E menciona sobre ela ter uma 'Alice' extremamente rara. Voltando para a conversa entre o sensato Misaki e a nossa perdida Mikan, ela  questiona-o se, depois da cena do chicote e das bolhas de possibilidades sobre o caráter do tal professor, ela deve confiar em Narumi (LOL).
oi, elenco!
      Misaki, quem ouviu a tudo com compreensão (ele já viu de quase tudo sendo o melhor amigo do Narumi, é compreensível), explica que Narumi fez aquela medida drástica para salvar Natsume. Também esclarece que Natsume tem feito problemas e também por escapadas. Se o garoto tivesse sido trazido para os superiores, caso não tenha sido punido ou desmaiado ou trazido de volta, sofreria uma dura punição. E como o guri estava tão exausto, poderia ter machucado Mikan com seu poder. Assim, ainda que não gostando de falar isso para defender o amigo, diz que, embora Narumi parecesse um pervertido, não era um 'cara mau'.
Misaki. Tem dois 'Misaki' durante o mangá inteiro.
Uma garota e tem esse, o professor de biologia.
     Enquanto a conversa prossegue e a menina está mais aliviada, descobrimos que a 'Alice' de Narumi é a 'Inclinação de Feromônios', o que explica muito algumas reações anteriores (exceto a de Mikan) nas cenas até o ataque de Natsume. Isso permite ao professor fazer com que qualquer pessoa, independente de gênero, possa obedecê-lo quando ele quiser. Misaki conta a ela que existem os mais variados tipos de habilidades, desde as que ela pode imaginar como as mais surpreendentes até as que ela pode considerar as mais ridículas, as quais os estudantes treinam enquanto na Academia Alice. Essas pessoas vão a aquele lugar para serem criadas e serem protegidas. E Misaki não sabe responder qual 'Alice' Mikan tem, como apenas Narumi viu.
     Em outra cena, vemos a primeira aparição de Ruka, com um pássaro, observando a janela de longe. Então, após a explicação sobre o porquê da máscara, Narumi recebe um chamado de algo ocorrendo na estufa, então tem que deixá-la com Natsume aparentemente desacordado. Ela zoa com a face aparentemente adormecida dele, antes de se perguntar sobre Hotaru e... BAM, ele acorda atrás dela, pega-a por um rabo de cavalo, joga-a no sofá, fica em cima dela para impedi-la de ir e demanda "Quem é você?" sob ameaça. Na cena logo em seguida, correndo no exterior, Misaki avista uma águia gigante e um menino (Ruka) embaixo dela, antes deste se jogar pra uma janela onde Natsume está.
ClassBStudents
Como algumas turmas: CAOS 8D
        Natsume diz que ele está atrasado, Ruka indiretamente diz que a culpa é do amigo, Natsume fala sobre ela (Mikan, pobre Mikan) não querer revelar a identidade dela e ele pensar em fazê-la chorar sem usar o poder dele. Daí, ao notarem pessoas vindo (Narumi e Misaki), os dois fogem NÃO SEM ANTES O NATSUME PEGAR UM CERTO *caham* TRECO. Assim que saem da 'cena', Mikan lança choros de tempestades e furacões (mas pobrezinha LOL). Para poder alegrar o dia dela, Narumi entrega o uniforme para Mikan e "YAAAAAAAAAAY!", todos comemoram que ela está na Academia Alice. 
           NO ENTANTO, ela apenas terá uma semana de teste, como todo estudante tem que passar em um determinado teste para continuar sendo da Academia. O teste é simples: a aprovação do restante de seus colegas de classe como amiga deles, desta forma é determinado o nível da 'Alice' dela de acordo com o progresso.
SumireShouda7
Sumire :) Não se preocupem, ela é legal.

     Guiada pelos representantes da classe B (Hotaru e Yuu, o menino que acaba tendo uma quedinha pela Mikan lol) - depois de um Momento Emocional de Super Amizade com a sumida -, ela aparece vendo que sua tão esperada turma É UM VERDADEIRO CAOS... LEGAL. Tem pessoas com habilidades que a deixam boquiaberta. Não antes de Hotaru dar seu aviso: elas seriam completamente estranhas ali, pois Hotaru tentaria o 'Prêmio de Melhor Estudante' e Mikan, ao menos o que ela quis fazê-la interpretar, era alguém que a traria problemas. E é recebida, por 99% de seus colegas, com pedrinhas. No entanto, uma e outra pessoa parecem ser legais. 
     Então, Mikan, com confiança, se senta em um lugar, se vira e diz "Alô" para poder se deparar com os garotos com os quais ela encontrou no incidente do hall. Assim que a menina faz 2+2, grita bem alto sobre eles serem pervertidos, tem-se uma noção de que muitos meninos e meninas (cahem, Sumire Shouda, presidente das fangirls dos generosos Natsume e Ruka) da classe são muito admiradores dele. Um dos meninos que não é nem uma coisa ou outra, um garoto que lê mentes chamado de Kokoro Yome (um amigo muito próximo de Sumire) que gosta de causar encrencas e quase sempre  visto sorridente, responde à pergunta que Natsume quer que Mikan responda ao espalhar os pensamentos dela de dúvida.
        Como se o evento da 'desobediência dela a Natsume' não bastasse, isso causa desconfiança entre muitos dos colegas de classe. Isto faz Sumire, quem segue um certo pensamento sobre as pessoas com 'Alice', dizer que pessoas que não possuem 'Alice' são aquelas que servem as que possuem, além de existirem ali (no caso, a Academia Alice) para fazer as demais parecerem boas.
     Desta forma, é concluído, de acordo com tal ideia, que 'pessoas comuns' podem ser substituíveis, enquanto pessoas 'Alice' são especiais. Desolada por ser demandada por Sumire por Mikan não ter provas de não possuir qualquer 'Alice', Mikan tenta pedir a ajuda de Hotaru, quem parece a ignorar.

      Passa-se um tempo com Mikan sentada sem dizer um pio e é questionado, por Natsume, se ela estava ouvindo. Para a surpresa de quem achou que ela iria ficar pra baixo, Mikan diz "NÃO". E replica que ela é uma Alice, pois Narumi disse que ela era uma e que não existia 'Alice' melhor do que outra. Assim que um garoto tenta a bater enquanto Sumire chama por alguém para a ajudarem a atirar Mikan pela janela, o senso protetor de Hotaru se desperta e ela bate no garoto que batia na Mikan para protegê-la. Arriscando seu prêmio, Imai aclama a todos que ninguém poderia fazer Sakura chorar, pois ela (Hotaru) era a única permitida a fazer isso. E é revelado que o motivo de Hotaru querer o prêmio é pela semana que seria permitida a ela visitar a cidade natal. Desta forma, diz que perdoa a melhor amiga por conta de "tirar o trabalho dela (Hotaru) ir a visitar".

        Após essa situação e Kokoro espalhar que Mikan precisaria ser amiga da classe em uma semana, Natsume faz uma oferta de dar uma chance a ela se Mikan fosse realmente uma 'Alice' e ir para um certo lugar como um teste.


TsubasaAlice
'Alice' de Tsubasa em ação :)
         E acho que vou parar com os resumos detalhados e longos por aqui para deixar vocês divagando sobre que tipo de desafio o Natsume pôs, qual foi o lugar e o que ocorreu a partir daí.
     Mas, bom, Mikan consegue a amizade de muitas das pessoas da classe, nisto incluindo Sumire e a dupla (não) problema dinâmica Natsume-Ruka como alguns outros, depois de fazer valer sua lealdade e boas intenções com as pessoas, além de desafiá-las, defendê-las e fazer mostrar seu valor ainda que inicialmente se suponha que não possua uma 'Alice'.
       Algo que posso apontar sobre essas amizades é a colocação de cenas, entre os personagens que se relacionam com a Mikan (aqui eu falando tanto de amizades como de laços) que envolvem o ranking para onde ela foi demandada (onde ela conhece seu primeiro senpai, Tsubasa, quem acaba agindo como um irmão mais velho (onii-chan); e também Misaki-chan (-chan sendo um sufixo afetivo que usam geralmente para meninas), quem é amiga (e no mesmo nível escolar) de Tsubasa e DIZ QUE NÃO QUER NAMORAR COM ELE - mas, peloamor, vocês tem química :| - e serve como uma irmã mais velha (qual terminação também chamada de onee-chan) para nossa pequena heroína), o qual é destinado para aquelas 'Alice' que não se enquadram nas outras categorias (tais como Habilidade Perigosa, onde Natsume se encontra e a titulação explica uma boa parte do que é a característica dos poderes das 'Alice' nesse grupo). 
     A denominação a essa categoria é Habilidade Especial e algumas 'Alice' fora dessa categoria veriam os de Habilidade Especial de 'baixo nível'. Mas os H.E. teriam a união e companheirismo como algumas de suas armas para poderem superar =)
Youichi e Mr. Bear :3
    Também poderia mencionar, quanto a amizades, sobre a qual existe entre o pequeno Youichi e o Mr. Bear. Isto começa a ocorrer desde o natal onde ambos se encontram (o pequeno da Habilidade Perigosa, com a idade de três anos, e o ursinho que foi dado vida por alguma determinada pessoa) em um evento natalino onde Mikan e Mr. Bear fizeram um acordo para que este brincasse com o menino, por este ter perdido o ursinho de pelúcia dele naquele momento, e daí os dois começam uma amizade (meio fraternal, pelo que posso dizer) que é insinuada depois pela proximidade entre os dois em algumas cenas e... ELES SÃO TÃO FOFOS :(

         Tem tantos exemplos de amizades que seria meio difícil fazê-los caberem nesse post (E CARA, É UM POST DE INDICAÇÃO E EU JÁ ESTOU ULTRAPASSANDO MINHAS NOÇÕES DE LIMITE LOL), então vou encerrar esse ponto aqui :)

Segundo ponto para aproveitar a leitura de Gakuen Alice:
 
*música de suspense*
    O próximo ponto é laços. E você pode me perguntar qual foi a razão de eu separar "amizades" do ponto "laços" é por, bom, os laços que eu mostrar aqui não serem exatamente amizades :) Primeiro é que temos o laço existente entre o Professor Narumi e a pequena Mikan
    Eu poderia pôr isso em uma categoria amizade, por se assemelhar com a relação entre Tsubasa/Misaki-chan com a Mikan de um modo, mas o nível é um pouco mais alto e se relacionaria com uma outra conexão que o Narumi tem com uma outra pessoa (e eu não pretendo dizer qual é, então, LEIA GAKUEN ALICE PARA DESCOBRIR *muahaha*), fora que Mikan considera Narumi como uma espécie de figura paternal + um tio
     Além do fato também que Narumi age, com Mikan, como uma espécie de guardião por ele gostar dela como se fosse uma filha (assim como ele também é, embora com menos afinidade, com outros estudantes da Academia).
       Também tem o laço que se corresponde entre Mikan e Natsume, o qual já fiz reverência no post. 
uma página de Kodomo no Omocha :3
    Aproveitando que vamos fazer um breve resumo sobre o laço dos dois durante uma boa parte do mangá, eu poderia dizer que a relação da dupla se assemelha muito, para mim, a um casal de um outro mangá (que não é a da Higuchi, mas sim da Miho Obana) que é Sana e Akito, de Kodomo no Omocha. Assim como estes, eles (Mikan e Natsume) começam como rivais. Possuem ideias diferentes e contrárias, enchem o saco do outro, mas acabam se ligando porquê acabam vendo as dificuldades que cada um passa, começam a fazer as pazes (apesar de um conflito e outro ainda ocorrer) além de ambos se verem como uma espécie de quem se guia pela luz do outro.
    Só que, diferente de Kodomo no Omocha, Gakuen Alice é uma história que se passa em climas que não estão no nosso mundo (e ao mesmo tempo estão), além de não se focar muito no casal principal. Não que poderíamos nos relacionar emocionalmente, mas não são completamente iguais e os personagens Sana e Akito tem suas diferenças dos personagens Mikan e Natsume por mais que, em alguns aspectos de suas personalidades individuais e pelas dinâmicas do casal, possam vir a parecer similares. Mikan é diferente de Sana, até nas razões da alegria de ambas. Natsume é diferente de Akito, até nas razões por detrás de sua personalidade ser meio agressiva algumas vezes. Super diferentes, ainda que meio semelhantes.
      Uma palhinha que poderia pescar de Gakuen Alice, quanto a Kodomo no Omocha, é sobre a história de ambas ter uma vestimenta feliz de uma história sobre amizade, onde uma parte dos personagens centrais seriam crianças agindo ou não segundo o que vemos como atitudes de crianças (por mais que eu concorde com um aspecto, das duas obras, que algumas vezes crianças são cruéis HAHAHA), até desenvolver o conflito por meios internos e psicológicos dos personagens por meio de desafios quanto aos laços que os cercam, as amizades que os cercam e até, também, a materialização de problemas em uma determinada pessoa que fará parecer ou realmente fará a vida de ambos em algum conceito de 'inferno' ou 'temporário prejuízo'. Ainda assim, Higuchi e Miho usam esse artifício da profundidade em suas devidas histórias de formas bem diferentes.
Natsume e Mikan (mais alguns amigos 8D)
        Gakuen Alice, apesar de ter sim um foco na relação entre Mikan e Natsume (pois é essa exata relação que move, um e o outro, a realizarem devidas ações para dar agilidade à história), dá suas devidas importâncias, a seu tempo, de construção de história a outros laços (onde se incluem amorosos, envolvendo o passado de alguns poucos personagens mais velhos; e também familiares), outras amizades (incluindo as quais cercam Mikan, a protagonista, e podemos ver, até o final, uma espécie de rede de amizade entre 99% das pessoas da Academia Alice) e histórias também de outros (muitos) personagens. É, como posso dizer... Uma torre feita cuidadosamente de estruturas de ferro que trazem partes, para o mangá, para torná-la com uma estrutura consistente. Uma boa história.
           Por conta disso, você vai ter uma ideia, quando for ler Gakuen Alice, que, desde Mikan e Natsume como rivais até Mikan e Natsume em um laço bastante íntimo, esse vai ser um processo demorado. E essa é uma parte, pela minha análise e pelo meu ponto de vista, da 'magia da coisa'. Uma das perguntas retóricas que fiz antes de começar todo o processo de contar um pouco do capítulo dois (e sinto que contei o capítulo três junto, mas vocês ainda deverão ler os três primeiros capítulos porquê Lucie não pode contar tudo o que a arte de três capítulos tem até em um resumo *haha*) foi sobre ser meio óbvio que Natsume e Mikan vão ter uma relação estreita depois.  
           SIM. Em alguns casos, em um mangá shoujo, já nos primeiros capítulos, aparece um mocinho e uma mocinha para os quais você, se você for uma pessoa que se apegue a um romance com um mar de flores de sakura, pode torcer e ter uma noção de que eles podem acabar terminando juntos depois de alguma briga ou conflito dramático. E NÃO. Apesar do romance ser sim importante para contar a história e ser algo que pode nos fazer (fãs) torcer, não é o ponto principal de Gakuen Alice. 
         Os pontos salientes de Gakuen Alice, como todo e simultaneamente com mesma importância, são amizades e laços, estes sendo românticos ou não. Além disso, há o caso onde, com o passar dos capítulos, se você acompanhar bem, ALGUMAS COISAS PODEM ACABAR SENDO IMPREVISÍVEIS. E também tem o ponto de que, como já falei, as coisas vão devagar até o ponto dentro do enredo da história onde essa relação se torna evidente para a dupla. E depois disso, bom, torcer para que tudo dê certo porquê as coisas se apertam para todos, inclusive Mikan e Natsume que veem a proximidade deles física ameaçada por uma presença detrás de alguns dos eventos que ocorrem em Gakuen Alice.
 ~x~
Uma das próximas indicações desta lista! :D
            Bom, vou me frear aqui. Senão, acabo contando tudo tudo tudo da história (eu bem poderia contar sobre mais da relação entre Ruka e Mikan, além de ooooutrrros laços no passado). Acabei dando uma ênfase maior a Gakuen Alice, quanto a detalhes na explicação/indicação, por conta de eu considerar G.A., quanto a conflitos e trama, um pouco mais complexo do que Kamikaze Kaitou Jeanne e também por ser um pouco mais comprido quanto a quantidade de capítulos. No entanto, recomendo muito muito os dois :)
               Ambos tem adaptações para tevê que recomendaria ver antes ou depois de ler o mangá para vocês, em suas mentes, fazerem as devidas comparações e terem uma ideia de complemento. Gostaríamos (a equipe daqui, NRA) ouvir suas opiniões a respeito tanto de mangás shoujos com alguma temática romântica, tanto quanto aos mangás que serão indicados aqui. Como o título pode dizer, é apenas a primeira edição. NOSSOS Romances Adolescentes ainda tem muito tempo pela frente para durar, então não será a última lista de recomendação de shoujos que teremos ;)
              Tem ainda alguns mangás, os quais eu havia priorizado sobre serem (no máximo) "mais ou menos reconhecidos", que já selecionei para esta primeira parte (de quatro) para a primeira edição. Mas o que vocês acham destes mangás? Teriam recomendação de mangás a fazer? Gostariam de ver algum da lista da introdução aqui (ou, então, mencionado em alguma resenha)?
                 Fiquem a vontade, queridos!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário