Banner Submarino

sexta-feira, 26 de julho de 2013

[ESPECIAL DIA DO ESCRITOR] O que é ser escritor?


Com essa velha pergunta sempre a me perturbar, resolvi falar um pouquinho do que eu acho.
Vamos conferir?








Muita gente já se perguntou isso. Eu mesma, já me perguntei inúmeras vezes, sempre ponderando se eu podia ou não me considerar uma escritora. Então, para sanar de vez essa dúvida, resolvi procurar.

O Wikipedia me disse o seguinte: "Escritor é a pessoa que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (chamados, por alguns, de amadores)."
E o Aurélio me falou: "Autor de composição literária e/ou científica."
Comparei as duas definições. Pensei, repensei e não me dei por satisfeita.
Porque, para mim, a coisa não é assim, preto no branco. É tudo bem maior.
Mas, afinal, o que é ser escritor?
Primeiro, o escritor é alguém apaixonado por viver. Não só a sua vida, porque chega um momento que isso não é o bastante, mas as várias vidas que ele cria e recria e transforma.
Segundo, o escritor é alguém para o qual não é suficiente apenas sentir. Ele precisa falar sobre sentimentos, precisa deixar suas emoções transbordarem, esvaírem, precisa que elas caiam no papel para que possam ser transmitidas a várias pessoas.
Escritor é alguém que mesmo calado, fala demais e mesmo sozinho, nunca está só. É alguém que mesmo que pareça quieto, é absurdamente inquieto. Principalmente em pensamento. É alguém que qualquer psiquiatra trataria como esquizofrênico, já que pode ter inúmeras vozes falando aos ouvidos, às vezes ao mesmo tempo.
Escritor é alguém que sofre. E como sofre!
Mas escritor também ri, muito, várias vezes.
Escritor nunca está satisfeito. Sempre está escrevendo, reescrevendo, apagando e escrevendo tudo de novo. Na verdade, para um escritor, o texto nunca está pronto e não existe obra perfeita. Eu já reescrevi esse texto umas três vezes e, provavelmente, vou querer reescrever daqui a cinco minutos.
Mas se me pedissem, para resumir o que é ser escritor, eu diria: escritor é alguém que ama e sabe, de uma forma ou de outra, que é impossível ser feliz sozinho.

A todos os escritores desse enorme Brasil!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário