Banner Submarino

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

[Indicamos] Shakespeare em uma websérie?





   Quem seria William Shakespeare se fosse um escritor jovem nos dias de hoje? Como seria o mundo se Shakespeare não tivesse existido até agora? Quem foi Thomas Kid? Ben Johnson? Como eles influenciaram Shakespeare e seu trabalho?  
      Bom, é isto que esse grupo teatral de nerds (como eles mesmo se autodenominam) e diretores lá de Vancouver (Canadá) vão tentar responder em Blank Verse
   Apesar do jeitão de adaptação, a websérie não se baseia em um texto específico, como estamos  acostumados a ver em adaptações de clássicos para a internet como The Lizzie Bennet Diaries (sim, já é como se tivesse sido na década passada) que foi inspirada no romance bicentenário Orgulho e Preconceito da britânica Jane Austen. 

   A premissa aqui, no entanto, é quase a mesma de TLBD. Passada nos tempos modernos, Blank Verse mostrará a vida de Shakespeare, um rapaz criativo e apaixonado pela escrita, que enfrentará seus primeiros momentos da faculdade e, provavelmente, muita indecisão pelo caminho antes de escrever as maravilhosas peças que já conhecemos como A Megera Domada, Hamlet, Romeu e Julieta, Sonhos de uma Noite de Verão e etc. 
   Ah, e, obviamente, antes de influenciar todas as comédias românticas feitas até agora no mundo. 


   O elenco, claro, não é feito só de Shakespeare, contando com outras personagens que já me cativaram de primeira, como a professora Elizabeth Tudor, de escrita criativa, e o professor do departamento de inglês, Robert Essex. Estes, pelo bafafá no teaser num primeiro olhar, serão uma dupla que estará sempre em pé de guerra e nos arrancará boas risadas. Outras personagens que me chamaram atenção foram a pobre Mary Fitton, candidata ao mestrado da faculdade que simplesmente se vê enlouquecida pelos professores citados acima, e Henry, o nice guy da legenda, cujo jeito meigo de falar com a Mary já me fez shippá-los intensivamente.  Isso, é claro, depois do Shakespeare com a Ben que tem potencial para ser o casal fofo da série.

  Já a parte cômica, apesar dos professores briguentos cumprirem muito bem seu papel, fica à cargo da afetada escritora bestseller Chris Marlowe (só consegui entender o nome dela graças a capa do livro em que ela dá autógrafo na cena do teaser, porque as letras cursivas que aparecem na legenda... MEu DEus!) e o burnout ator louco e bêbado Richard Burbage.


  Tudo isso e mais um pouco formam o maravilhoso universo literário de Blank Verse. Mas afinal, de onde raios veio esse nome? Calma, pequeno gafanhoto, vou explicar bem rapidinho. O Verso branco (na tradução livre) é aquele que não rima, mas segue a métrica iambica. Foi muito popular nos poemas ingleses, introduzido por Christopher Marlowe e usado intensamente adivinhem por quem? Por quem? Yeap, Shakespeare! 


  Já deu pra ver que só pela pesquisa histórica e atenção aos detalhes essa web vai ser o ápice da hipermídia literária em agosto. Só tenho medo deles não conseguirem dar uma fluidez à história devido a grande carga de personagens (a bagagem literária deles nem se fala!) e isso acabar fragmentando demais a webserie. Deixando nas sombras do nosso amado poeta/escritor alguns personagens que teriam tudo para ser bem desenvolvidos. Mas é esperar para ver.
  Eu, como boa fã de Shakespeare, não perco Blank Verse por nada. E você?

O Teaser se encontra aqui  porque por nada nesse mundo o blogger reconhece esse vídeo do youtube quando eu tento adicioná-lo nessa página. Mas tudo bem. Fica a dica.

Estréia: 25 de agosto
Onde: Blank Verse
Língua:inglês


Em tempo: Vai dizer que a cabeleira do Shakespeare na foto lá de cima não tá quase igual a do Charlie Sheen quando ele fez Curtindo A Vida Adoidado?  #SaveFerris








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Achei sua indicação ótima, porque nunca tinha visto nada como isso. Também sou fã do Shakespeare e vou tentar acompanhar, meu inglês não é grande coisa, mas vamos lá.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir