Banner Submarino

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

[ESPECIAL SEMANA DO HALLOWEEN] Dez filmes macabros que recomendamos assistir


31 Classic Halloween TV episodes and specials: October 31st is almost upon us. There are plenty of scary movies to watch, but what about television? Revisit your ghosts of Halloweens past in our gallery of 31 Classic Halloween TV episodes and specials. Sure, everybody knows Treehouse of Horror. But do you remember the Halloween episodes of Facts of Life, Growing Pains or Silver Spoons? Weve got you covered.

-- Andrea Reiher, Zap2ItOntem foi o Dia das Bruxas novidade, mas como hoje é o Dia de Todos os Santos, resolvemos falar daquelas histórias que nos deixaram de cabelos em pé e rezando para que a película acabasse logo.

Fã desse gênero ou não, mestres do cinema como Hitchcock o adoravam, e nós também.

Então venha com a gente, tire os esqueletos do armário e não dê importância para o bicho-papão embaixo da cama.

Drigo
"Invocação do Mal" (The Conjuring) - 2013 - Dir: James Wan.
Se demoníaco é o seu critério para escolher um filme de terror, "Invocação do Mal" deve ser uma das três primeiras opções da lista. Até porque é Baseado numa história real.

Quando a família Perron se muda para uma antiga casa em Harrisville, no ano de 1971, eles começam a ser assombrados por vários espíritos. A mãe, Carolyn, decide procurar um famoso casal que investiga casos paranormais e já teve encontros reais com o outro lado, Lorraine e Ed Warren. Logo descobre-se que o espírito satânico foi uma bruxa chamada Bathsheba, condenada na época de Salém, e que amaldiçoou toda a região.
Ficções à parte, a história é real e tenho medo só de recontá-la. Não repitam o nome da bruxa, ou ela pode se "afeiçoar" por você.

"O Exorcista" (The Exorcist) - 1979 - Dir: William Friedkin.
Quem nunca ouviu falar do maior clássico "possessivo" da história. Regan MacNeil é sensação dos links de susto na madrugada, e finais de apresentações de slide e vídeos do youtube.
Tudo começa em Nínive, no Iraque, quando o padre Merrin encontra uma antiquíssima escultura bestial. Enquanto isso, em Georgetown, a atriz Chris MacNeil está gravando um filme e sua filha de doze anos começa a agir estranhamente e sofre um ataque; os médicos fazem todos os exames, mas não encontram nada de anormal. Pensando ser a puberdade, leva a menina ao psicólogo, mas um médico acredita que Regan está possuída e indica o psicólogo padre Karras. A partir daí, é entregar pra Jesus e levar sustos.

Amanda
"Sexta-feira 13" (Friday the 13th) - 1980 - 2003
Não consigo pensar em halloween sem Sexta-feira 13! A série de filmes é um clássico do gênero de terror e todo mundo alguma vez na vida já deve ter ido dormir com medo de Jason Vorhees surgir no seu quarto. O primeiro filme é de 1980. Todos os outros, exceto o primeiro e o quinto, Jason é quem estrela.
Jason Voorhees nasceu em 13 de julho de 1945, uma sexta-feira. Tem 1,96 m de altura. Filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees, todos pensaram que o menino com problemas mentais havia morrido afogado no lago Crystal, em 1957.
Sua mãe, que trabalhava no acampamento como cozinheira, teve um surto e trucidou os monitores e demais adolescentes que estavam no camping, alegando que teriam negligenciado os cuidados com o garoto.
Uma garota, porém, consegue debelar a sua sanha homicida, decapitando-a com um facão. Contudo, o finado Jason ressurge para vingar a morte de sua mãe e passa a fazer o seu papel de homicida nos demais filmes da série.
A série conta com os seguintes filmes: Sexta Feira 13 (1980), Sexta-Feira 13 - Parte II (1981), Sexta-Feira 13 - Parte III (1982), Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984), Sexta-Feira 13 - Parte V (1985), Sexta-Feira 13 - Parte VI (1986), Sexta-Feira 13 - Parte VII (1987), Sexta-Feira 13 - Parte VIII (1988), Sexta-Feira 13 - Parte IX (1993), Jason X (2001), Freddy vs. Jason (2003).
Em 2009 foi lançado um remake, baseado nos 4 primeiros filmes da série, mas eu aconselho vocês a verem os filmes antigos.

Lucie
"A Hora do Pesadelo" (A Nightmare on Elm Street) - 1985 - 1994 - Dir: Wes Craven


Juntamente com o Sexta Feira 13 que a Amanda referenciou, também há A Hora do Pesadelo e suas 6 sequências como membros clássicos do gênero. Freddy Krueger é presente em todos os longas um conhecido por todos aqueles que foram crianças, adolescentes e adultos que de noite esperavam, em certos canais abertos, por quem causaria medo fora de seus pesadelos.
O primeiro filme é de 1985. Uma amiga da protagonista Nancy Thompson, Tina Gray, tem pesadelos com um homem severamente queimado com luvas com navalhas e vestido de um suéter vermelho-e-verde. Poderiam ser só mais um pesadelo se não visse as mesmas marcas causadas pelo homem, durante seu sonho, enquanto acordada, o que faz a menina se sentir bastante perturbada. Seus amigos, como Nancy, o namorado Rob Lane e o namorado da amiga Glen Lantz, desconversam sobre o assunto, mas, quando os dois últimos foram acompanhar a menina que ficaria sozinha em casa e eles passam a falar do stalker, prende a atenção que sejam descrições que detalhem a mesma criatura que os perseguem nos sonhos. Pouco a pouco, as coincidências entre pesadelos e realidade se tornam mais frequentes e violentas enquanto Nancy passa a identificar o homem como Freddy Krueger, um homem do passado de seus pais que, pelos seus crimes com as crianças da cidade, foi incinerado vivo, mas que acabou encontrando um jeito de continuar seus crimes nos pesadelos das pessoas.
Recomendo assistirem ao primeiro filme tanto por quê a história é interessante, Freddy é um assassino que claramente se diverte ao matar seus alvos e, afinal, esses pesadelos não tem fim.
Os outros filmes são: A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy (1985), A Hora do Pesadelo 3: Guerreiros dos Sonhos (1987), A Hora do Pesadelo 4: Mestre dos Sonhos (1988), A Hora do Pesadelo 5(1989), Pesadelo Final: A Morte de Freddy (1991), O Novo Pesadelo (1994). E ainda há Freddy vs. Jason (2003).
Há, como foi feito em Sexta Feira 13 e a outros filmes, um remake que é de 2010. Só que, embora eu tenha gostado da atuação de Jackie Earle Haley como Freddy (embora eu considere e muito a atuação de Robert Englund e como ele fez seu Freddy), achei que as modificações do perfil do personagem e também a história que correu... Bom... Achei que ficou faltando alguns elementos ou o aproveitamento destes na história original que fizeram muita falta quando foram refazer. Portanto, acho que é bom ver ou rever a história do antigo ^^


"A Bruxa de Blair" (The Blair Witch Project) - 1999 - Dir.: Eduardo Sánchez and Daniel Myrick.

Blair Witch Project.jpg
Um dos filmes norte-americanos bem aclamados no universo de terror, A Bruxa de Blair possui um toque legal de pseudo-documentário-encontrado, uma história de assassinatos e acontecimentos mencionados pelos personagens entrevistados, além da própria sensação de toda a situação ser realista. Durante os dias de produção do filme, os atores, quais nomes também recebem seus personagens, não sabiam antecipadamente o que aconteceria, recebendo pistas ocasionais dos criadores camuflados no meio da floresta.
O filme é declarado como material encontrado um ano depois da sumida de seus criadores. A titular Bruxa de Blair, Elly Kedward, é dita na história do filme como uma bruxa enforcada do século 18, quem pessoas dizem ter influenciado Rustin Parr, um eremita, a assassinar sete crianças em troca do espírito dela o deixar em paz. Em outubro de 1994, três estudantes de Cinema, o trio Heather, Michael e Joshua, decidem  produzir um documentário, primeiro fazendo entrevistas para poder colher relatos de outras pessoas e, depois, fazendo uma exploração na floresta de Burkittsville para conseguirem evidência de que a Bruxa existe. Porém, começando nas primeiras noites do acampamento, há impressões de que existe uma quarta presença na floresta, eventos que se desenvolvem até o trio se ver como alvo de alguma força misteriosa.

 "O Chamado" (The Ring) - 2002 - Dir.: Gore Verbinski


Remake dos EUA do filme japonês Ringu de 1998, o qual por sua vez é adaptação do livro de mesmo nome feito pelo autor Koji Suzuki. Cada adaptação em filme tem suas modificações para situar o país onde é produzido, bem como há uma alteração na própria personagem por detrás da fita e até em quem é o verdadeiro 'vilão'. Neste aqui, o mais conhecido pelos ocidentais, o filme conta a história de uma investigação feita pela repórter Rachel Keller sobre a morte de sua sobrinha Katie, cujo óbito parece não ter explicação, que afetou seu filho Aidan. Ela encontra uma fita na cabine onde a menina foi encontrada morta e a assiste. Após assistir tudo, o telefone toca e uma vozinha diz "Sete dias". No outro dia, ela mostra o conteúdo da fita para Noah, quem pede uma cópia dessa fita. A partir de então, ela tem pesadelos e situações surreais que a fazem averiguar sobre a mulher mostrada no vídeo, Anna Morgan, quem é a mãe adotiva de uma garotinha chamada Samara.





Larissa

"O Iluminado" (The Shining) - 1980 - Dir: Stanley Kubrick

Adaptado da célebre obra de Stephen King (embora o escritor odeie o filme com todas as suas forças), O Iluminado é um dos filmes mais marcantes tanto das carreiras do diretor Kubrick, como do ator Jack Nicholson, e também um marco do gênero de terror no cinema. Na história, Jack Torrance vai trabalhar de zelador num luxuoso e gigantesco hotel durante o inverno, período em que as instalações ficam praticamente vazias e incrivelmente isoladas. Ele leva o filho, Danny, e sua esposa, e passa seus dias tentando escrever - mas o isolamento e a estranha aura do hotel vão aos poucos o enlouquecendo. É um dos poucos filmes de terror que eu já assisti mais de uma vez, e é fantástico, não somente por ter uma história incrível (e arrepiante) como, principalmente, por ser imageticamente bem perturbador. Depois que você assiste O Iluminado, eu garanto, ele não vai sair da sua memória nunca mais.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário