Banner Submarino

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

[SEMANA DO HALLOWEEN] Feliz Beltane! (?)

Olá!
Vocês devem ter lido tudo o que a Larissa escreveu aqui, mas todos nós sabemos que não é apenas uma data que define a festividade, sim o que ela representa, como a MR exemplificou aqui.
Celtas eram muito ligados às forças da natureza e como tudo está misticamente conectado, eles tinham duas grandes festas por ano. 
Samhain, a principal, o ano-novo, o nosso Dia das Bruxas, a data que marca o fim do verão no Hemisfério Norte e começo do inverno.
E o Beltane, o meio do ano, o fim do inverno no Hemisfério Norte e começo do verão.
Lógico que, como estamos no Hemisfério Sul, as festas devem ser comemoradas ao contrário.
Então vem com a gente saber um pouco mais sobre a festa da fertilidade celta.


Com o fim do inverno, a terra mostra que esteve esperando todos os meses de frio para fazer a vida florescer outra vez. E isto já é motivo de sobra para celebrar! Mas como estamos falando de Celtas, eles faziam em grande estilo.
No Beltane, que nós do Sul do planeta comemoramos hoje (31/10), eram acesas fogueiras em lugares sagrados e topos de montanhas, e pulavam sobre elas e dançavam felizes ao redor para absorver energias poderosas. Louvava-se o fogo do deus celta Belenus, sua energia e luz. Também a fertilidade da Terra e a união sagrada entre o masculino e o feminino.
Sim, desse jeito mesmo que você pensou - hieros gamos. Os povos antigos viam a união física como a coisa mais sagrada do universo, pois dali gerava-se nova vida. E, a mulher, o Sagrado Feminino era o mais louvado entre tudo o que havia de sagrado, porque ela é o ser mais puro do mundo - gera a vida em seu ventre - e sem ela não haveria o masculino.
Yin Yang? Pois é, tem o mesmo significado: equilíbrio das energias.
Ou seja, todo o tipo de fertilidade é comemorado hoje no Beltane.

Até apareceu na literatura de Marion Zimmer Bradley, As Brumas de Avalon, quando Merlin e Viviane enganam e fazem Morgana e Arthur praticar o incesto sem saber.

Sendo feminino ou masculino, este é um dia de festa para atrair toda a sorte de boas energias!
Só não acenda fogueiras dentro de casa, hein.

até...

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário