Banner Submarino

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

[NOSSAS DICAS] Para sobreviver ao NaNoWriMo

A primeira metade do NaNoWriMo - ou National Novel Writing Month, vulgo "mês nacional de escrever livros", numa tradução livre - já se foi. Nos restam agora 15 dias para cumprir a aparentemente impossível meta de 50 mil palavras que formarão um livro completo nesse mês. E você já notou, como todos nós, que tem tantas chances de chegar nessa meta quanto de alcançar o topo do Everest pelado.
Mas não tema e não desista! Nem tudo está perdido! E nós da NRA viemos te incentivar com algumas diquinhas pra tornar esses penosos quinze dias muito menos sacrificantes!

Colaboradores do post: Larissa Siriani e Lucie Fernandes.

1) Chegar às 50 mil palavras não é o objetivo da brincadeira; não se esqueça, primeiro de tudo, que o NaNoWriMo é um mês inteiro para se dedicar à escrita de um livro, mas não necessariamente de terminá-lo. Embora esse seja o desafio, há muito mais em jogo do que  número de palavras.

2) Não se desespere pela contagem nem pelos prazos; por mais que seja dia 15 e você tenha só 5 mil palavras, ainda que o NaNo te diga que, nessa velocidade, você só termina em Fevereiro de 2030, NÃO ENTRE EM PÂNICO. Pânico só vai te ajudar a não escrever. Quanto mais você pensa nos números, mais se deixa levar por eles. Encare-os como um fato, não como um fardo.

3) Escrever todo dia muda tudo; mesmo quando você está com aquele feeling de que nada que você botar no papel vai prestar, concentre-se em tentar colocar alguma coisa no papel diariamente. O exercício de escrita em si faz toda a diferença, e é o principal objetivo do NaNo. O que nos leva à quarta dica...

4) Não leia o que já escreveu até aqui; você não tem tempo pra reler, nem pra corrigir, e nem pra se preocupar com isso. O desafio é escrever um livro em um mês, mas ninguém disse que precisava ser um livro BOM. Como sabiamente disse nosso amigo W. Donadon, "melhor um wtf pra corrigir que uma página em branco pra preencher". Primeiras coisas primeiro. Escreva, e mês que vem você se preocupa em reler.

5) Não tenha medo de estabelecer metas pessoais; 50 mil palavras pode parecer muito assustador à primeira vista pra se escrever num mês, e provavelmente é mesmo. Se você, como muitos de nós, já imagina que não vai chegar lá a tempo, por que não se motivar com uma meta pessoal mais atingível? 20 mil palavras? 30? Tendo novos objetivos em mente, você pode se sentir mais livre pra escrever num ritmo menos frenético e preocupado.

6) Escreva, descanse e então escreva; em qualquer atividade de escrita, seja pra escrever um romance, um conto, uma crônica e, no caso, uma obra pra o NaNo, é recomendável saber até onde vão seus limites. Por exemplo, existem pessoas que conseguem se policiar na escrita a ponto de escreverem umas dez mil palavras ou até muito mais da sua meta pessoal antes mesmo da metade do tempo do NaNo (15 dias). Como também existem aquelas que, devido ás condições de seu ritmo de escrita ou por outros compromissos que diminuem seu tempo vago, escrevem em uma quantidade menor de palavras por dia. Assim, é aconselhável ver até onde você e em especial sua mente podem ir. Além das possibilidades, forçar-se muito pode fazer com que seu cérebro necessite de um período de descanso: e isso não se resume apenas a "ficar acordada além do que deve" e sentir seu corpo com sinais de "você precisa dormir", como também, no caso de você ficar em poucas horas escrevendo, sentir que não está absorvendo sua ideia e logo não conseguir fluir na história. A dica que damos é que, depois de umas horinhas (uma ou duas), dê um tempo para si por alguns minutos (de dez a trinta). Ouça uma música, dê uma soneca, vá à piscina caso tiver... E daí, quando esses minutos acabarem, volte ao seu computador para escrever com mais disposição a seguir o fluxo!

7) Se puder, organize o local ao seu redor antes de começar a pensar em escrever; outra coisa que aconselhamos é que você possa exercitar seu foco, o que na verdade é algo muito proveitoso em qualquer atividade em que você precise se sentar, pensar, criar e desenvolver qualquer coisa. Por exemplo, você está indo escrever pra o NaNo em uma mesa. Mas ela tem alguns objetos que podem atrair sua atenção, como um livro que você gosta de ler, um CD, uma revista.... Você pode ter próximo uma tevê ligada. Você pode ter um rádio tocando... E isso pode distrair a sua atenção na história, então tente organizar o que pode atrapalhá-lo em um canto e desligar os aparelhos eletrônicos que você não irá precisar... Exceto se você precisar ouvir uma música para poder pensar ou escrever determinada cena, ou então se você precisar da inspiração de um filme.

8) Caso puder e achar que não terá muito tempo para escrever, leve um caderninho e uma caneta sempre com você quando sair! De repente, você tem alguns compromissos: seja com o trabalho, seja com o estágio, seja com as pesquisas na universidade, seja com a escola, seja com eventos e tudo o mais. E então você vai de ônibus, e pode ser aquele que demora meia hora pra chegar ao seu destino. Ou então, durante o compromisso, você tenha aqueles tempos bem vagos, períodos de tempo em que você não faz muita coisa. É um tempo, um curto tempo, mas ainda assim um que pode possibilitar a você escrever umas palavras. Pode ser um parágrafo ou uma cena avulsa do livro que, durante sua escrita no documento, você pode usar :)

É isso, pessoal! Se vocês que já tiveram experiência com o NaNoWriMo ou que já estão tendo e quiserem acrescentar mais alguma dica a compartilhar com seus colegas, podem deixar suas opiniões e pitacos nos comentários! :D

Até mais!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Dicas de ouro :oo Se eu falar que comecei a escrever um livro novo 1 dia antes do início do evento hmm e até agora escrevi 35 mil palavras :o pode parecer pouco, mas é coisa pra cacete RSRSRSRS esse ano conheci o evento e achei muito interessante, deveriam criar uma extensão aqui no Brasil, envolvendo editoras e olheiros para os textos que se destacassem, seria uma boa, não???

    ^^

    www.umgoledeutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weeeee, e aí Washington? :D Valeu :)
      Caramba, 35 mil palavras é muito mesmo! Eu ainda tô escrevendo minha história e tô ainda em bem menos. MAAAAAAAAAAAAAAAAAS~ Determinação B|
      Também acharia interessante se abrissem esse espaço: puxa, tem tanto escritor envolvido no processo! Seria uma boa um incentivo a mais, né?
      Abraços :3 Agradeço o comentário 8D
      o/

      Excluir
  2. Que inveja de pessoas que tem criatividade para escrever um livro nesse curto tempo.
    Eu posso anos e não consigo escrever uma frase legalzinha, que dirá um livro.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucea! Como você vai? :)
      Olha, acho que isso vai de cada um e de cada momento. Ainda que demore muito tempo, segundo seu ritmo, pode dar algo bem legal. Sei que pessoas que escreviam certa história, tiveram um bloqueio criativo e voltaram depois de anos sem achar uma ideia legal. O NaNo é só uma experiência, pode vir a ajudar, com a prática e esse incentivo, a aprimorar esse aspecto da escrita. E acredito que você vai conseguir escritos legais, sendo por esse ou outros métodos de prática :D
      Beijo beijo :3

      Excluir