Banner Submarino

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Super e Herois: Adaptações

Olá!
Baseado nas recentes notícias cinematográficas que pipocaram na internet nas últimas semanas (e também nos comentários apaixonados), decidi escrever sobre e meter o meu bedelho de fã no meio. 


Super-Homem? Homem-Aranha? Batman? Apocalypse? X-Men? Liga da Justiça? Vingadores? Marvel vs. DC?
Pois é, o post de hoje tá enorme e tem tudo isso. Pega a pipoca e vem ser feliz... ou não.

Na última década esses multiversos se expandiram para o cinema, mesas de bar, conversas no recreio, elevador. Ser “super” deixou de ser só coisa de nerd ou de criança e se tornou pop. Eu sempre preferi assistir aos desenhos no Bom Dia & Cia.
Desde pequeno, lá nos anos 1990, quando assistia aos filmes d’O Incrível Hulk no sbt, adorava ver como aquelas histórias loucas tomavam rumos mais loucos ainda e tinham clímaxes que não nos deixavam despregar o olho da tevê! E tinha as séries animadas do Batman, Superamigos, Homem-Aranha, X-Men...
As tramas vão se infiltrando por todos os meios, se adaptando a linguagens diferentes das HQs, mas conservando a essência das personagens. E o que é que os fãs sempre pedem? Filmes! “Porque cinema é a maior diversão” como diria o slogan daquela rede de cinemas que não nos patrocina.
Mas não é apenas adaptar. Quem tenta se lembrar do filme do Capitão América lançado em 1990? Ninguém, pois foi bombardeado pela crítica especializada e lançado direto em VHS. A tentativa seguinte, e muito elogiada, foi lançada em 2011. Eu não era nem nascido na época do primeiro, mas tinha um boneco do América, hahaha.
Então surge a nova era. Um novo século. Um novo milênio! Tempo de começar do zero e fingir esquecer dos erros do milênio anterior.
Começou bem, pois todos amam X-Men (2001), assistiram Demolidor (2003) e morrem pela eterna trilogia Batman (2005-2012) dirigida pelo Christopher Nolan.

DC expandiu vs. MARVEL correu atrás
Bem, até então a DC Comics dominava a maior parte do imaginário popular com a clássica série de tevê Batman (1966-68), com Adam West no papel-título; a série de filmes do Superman (1978-87), com Christopher Reeve. E o que dizer de quando o multiverso foi apresentado com o desenho da Hanna-Barbera, os Superamigos (1973-75)?
Quem nunca brincou no recreio com a frase “Super-Gêmeos: ativar!”? Foram mais de trinta anos no ar repetindo os mesmos 109 episódios e apresentando aqueles heróis às novas gerações. Mas e um filme deles, que nos quadrinhos eram a mitológica Liga da Justiça? Nunca aconteceu...

A série Mulher-Maravilha (1975-79) com a linda Lynda Carter... ai, ai...


Mas a tevê e o povo conhecem bem os populares heróis DC.
Como diria o narrador do desenho: Enquanto isso na Sala de Justiça, digo Marvel Comics...
Tínhamos a série O Incrível Hulk (1978-82), onde Bill Bixby interpretava o Doutor David Banner que quando se transformava no gigante esmeralda era assumido pelo musculoso Lou Ferrigno. Em um filme com o elenco da série aparece um Thor bem diferente das HQs e do representado hoje em dia.
Outro herói deles que sempre teve fama respeitável é o nerd fotógrafo, amigo da vizinhança e senhor de todas as teias, hahaha, o Homem-Aranha, que teve várias séries animadas.
Mas o suprassumo da Marvel sempre foram os mutantes liderados pela genial careca do Professor Charles Xavier contra os metais retorcidos do sobrevivente do holocausto Erik Lehnsherr, o Magneto. E desta HQ saíram ícones como Wolverine, Ciclope, Tempestade, Noturno, A Fênix - Jean Grey, Mística e vários outros. Com o desenho X-Men (1992-97), e ganhou nova roupagem em X-Men: Evolution (2000-03).


Do outro lado séries menores com o Quarteto Fantástico, que assim como o Aranha ganharam várias séries em épocas variadas. E também só foram despontar mais fortemente com o filme de 2005.
Mas e Os Vingadores? Eles eram populares nas HQs, o Homem de Ferro só se tornou O Fenômeno pop Homem de Ferro com o filme de 2008, assim como os outros membros. Nick Fury já tinha aparecido, branco, nas séries dos X-Men, protegendo segredos de Logan Lerman, o Wolverine. Assim como num episódio de X-Men: Evolution o próprio cara das garras de adamantium foi visitar o amigo congelado Capitão América e lembrar de quando salvaram um Magneto indefeso e pré-adolescente de um campo de concentração.
A DC tinha enraizado mais volume das vidas de seus heróis no imaginário popular, mas Santas HQs, Batman, a Marvel estava atrás!

MARVEL extrapolou as fronteiras nerds vs. DC segurou a bola
Com os Bat-filmes confusos e muilti-coloridos dos anos 1990, a DC se viu obrigada a parar as máquinas no Planeta Diário e engavetar o Super-Homem de Tim Burton junto com o sonho de uma legião de fãs que esperavam um filme da Liga da Justiça no começo do novo milênio.
Para compensar, trouxeram Smallville — As Aventuras do Superboy (2001-11), para os fãs que estavam órfãos do kryptoniano desde o fim de Louis & Clark — As Novas Aventuras do Superman (1993-97). O Clark adolescente que terminou um Kent adulto e repórter em Metrópolis, fundou dentro da série (que eu assisti até a mote do Jonathan Kent) uma Liga da Justiça.
Ao mesmo tempo em que o canal WB (que se transformou em The CW) estreava Smallville, um mês depois veio o desenho Liga da Justiça (2001-04) sucedido por Liga da Justiça Sem Limites (2004-06).
Com Smallville ficando cada vez mais confusa e perdendo audiência, a DC olhou para um lado onde a rival crescia.
Marvel Comics descobriu, sabe se lá como, uma fórmula mágica enviada de Asgard para fazer filmes populares. Entre filmes bombardeados pelos fãs e aclamados por todos, tivemos:
Trilogia Blade (1998-2004); Demolidor (2001); trilogia clássica dos X-Men (2001-06); Motoqueiro Fantasma (2007); trilogia de Sam Raimi, Homem-Aranha (2002-07); Quarteto Fantástico (2005-07); e a lista segue.
Mas, quando o Hulk de 2002 desagradou a todos com uma trama complexa demais, eles olharam para o lado e, com calma, prepararam o terreno para o maior evento heroico de todos os tempos.
Com a série de filmes de X-Men sendo tratada com cuidado após as criticas dos fãs a O Confronto Final (2006), eles resolveram trazer personagens um tanto desconhecidos da multidão e se surpreenderam com o sucesso de Homem de Ferro (2008); no mesmo ano, nosso amado monstro voltou com um bom filme O Incrível Hulk. E a Marvel viu um futuro promissor, quando trouxe Homem de Ferro 2 (2010) e todos já sabiam que na fila estavam Thor (2011) e Capitão América (2011) para ingressar em Os Vingadores, em 2012.
A Marvel não teve o medo da DC de ser colorida e agradou muito.
Depois de ser a rainha dos cinemas nas décadas de 1970 e 80, a DC viu Batman travá-la e Mulher-Gato (2004) fazê-la parar tudo de repente e rever seus conceitos.
Foi quando Christopher Nolan, até então desconhecido, chegou em 2003 na Warner Bros. E convenceu os executivos a confiar nele para reviver Batman. O resultado eu não preciso nem dizer que foi o melhor possível.
Fora do Bat-universo, só Watchman (2009) deu mais ou menos certo. Mas a coisa estava russa para o lado de Jonah Hex (2010) e Lanterna Verde (2011), bombardeados pela crítica.

Futuro: A Era de Ouro dos Filmes Heroicos
Enquanto a Marvel Comics ainda tem os direitos cinematográficos de seus heróis divididos entre Sony Pictures, 20th Century Fox, Marvel Studios e Paramount, a Walt Disney Company COMPROU a Marvel!
O Homem-Aranha já está na sua segunda geração cinematográfica sob os olhos atentos da Sony Pictures que está apostando nesta nova quadrilogia do cabeça-de-teia que nas HQs também é vingador, mas no cinema ainda não pode ser.
O novo filme dele, O Espetacular Homem-Aranha — A Ameaça de Eletro ganhou trailer ontem (5/12/2013) e promete ser grandioso e bem animado.
A 20th Century Fox não fez um reboot dos X-Men, foi contar a história do passado deles no perfeito X-Men: Primeira Classe (2011), que trouxe os uniformes amarelos e uma trama envolvente; e elevou o moral de Logan em Wolverine Imortal (2013). Agora que o diretor da trilogia original voltou e assumiu a sequência do de 2011, decidiu unir com sua própria obra baseado na clássica HQ de 1981, trazendo uma trama que promete ser ótima, X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014).


Entre boatos de união Marvel entre Fox e Sony... o Marvel Studios e a Disney já estão na metade da Fase 2 do universo dos Vingadores com o animado e surpreendente Homem de Ferro 3 (2013) e o cataclísmico e ótimo Thor 2 — O Mundo Sombrio (2013) que asfaltou o caminho para a passagem dos Guardiões das Galáxias em Agosto de 2014. Ano que vem ainda tem Capitão América e o Soldado Invernal antes de Os Vingadores: Era de Ultron em 2015.
Mas o casamento DC — Chris Nolan renovou seus votos com o melhor filme do nosso kryptoniano favorito Homem de Aço, em julho. Na comic-con desse ano anunciaram um novo Batman (pois Nolan disse que o dele era o final e Christian Bale disse que ia passar o bastão) com Ben Affleck e que este entrará no novo Homem de Aço, que desde então recebeu o título Batman vs. Superman. E nas últimas três semanas pipocaram várias notícias:
~ Mulher-Maravilha estreará nos cinemas neste filme;
~ Flash também participará do filme; E ele terá uma série de tevê no CW, onde o Arqueiro Verde já tem o seu programa: Arrow;
~ Boatos sobre Aquaman são apenas boatos, ainda;
~ Batman vs. Superman pode ser o título de trabalho do tão aguardado Liga da Justiça;


Então vem a grande questão que me motivou a escrever tudo isso:
A Marvel anunciou uma sequência..................
............. PAUSA DRAMÁTICA ..................
................. X-Men: Apocalypse, para 27 de Maio de 2016.
Para quem assistia o desenho ou lê as HQs sabe que Apocalypse é um mutante do Egito Antigo com poderes tão intensos que foi aprisionado com magia em um sarcófago. Resta saber o que acontecerá no filme.

Estaria a Marvel e seus Poderosos Vingadores com medo de rumores de um filme da Liga da Justiça?
Pois a Casa das Ideias teve que fazer um filme de cada herói para apresenta-los ao grande público para criar laços, mas como eu disse lá no começo: os heróis da DC estão no imaginário popular.
Quem não sabe que Lex Luthor usa kryptonita para domar o Superman? Ou que o laço da Mulher-Maravilha, se amarrado ao redor dela, a deixa indefesa?
Sem querer todos conhecem a Liga e se os rumores se confirmarem, acho que os fãs mais exaltados devem agradecer, pois isso é tudo o que todos esperam desde a estreia dos Superamigos.

E você? Acha que a DC está só preparando o terreno para o real filme da Liga? Seria Apocalypse um desespero desnecessário da Marvel, apesar de ser ótimo?
Uma coisa todo mundo sabe: a concorrência só deixa ambas as histórias melhores.

até...

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário