Banner Submarino

domingo, 23 de fevereiro de 2014

[ESPECIAL ESTHER EARL] Personagens da ficção com câncer

O câncer é uma doença que atinge diversas pessoas em suas mais variadas formas, dentro e fora da ficção. Enquanto apenas alguns de nós tem histórias reais com o câncer pra contar, todo mundo se lembra de pelo menos um personagem cuja trajetória de luta contra a doença marcou nossas memórias e os nossos corações. Pra encerrar a Semana Especial Esther Earl, resolvemos listar alguns dos personagens cujas histórias marcaram a gente!


John Smith, em A Zona Morta (1979)
 
Johnny Smith é o protagonista do excelente livro de Stephen King, cuja obra recebeu algumas adaptações como o filme de 1983. A história inicia com ele novo em 1953 no tempo do texto, inconsciente devido a um incidente com patinação de gelo e murmurando uma estranha mensagem ao se recuperar, embora eventualmente não pense mais no acontecido. Já adulto (1970) como um professor de ensino secundário, sofre um acidente automobilístico após ter deixado a residência da namorada, Sarah, em um dia chuvoso, e isto o faz, devido a um dano parcial no cérebro e ele acaba em coma por cinco anos. Quando acorda, descobre-se tendo poderes ao tocar objetos que levantam sua fama como psíquico e que depois linkam seu destino com o perigoso candidato à presidência dos EUA (Greg Stillson), embora a aparente benção se desenvolva como um tumor no local cerebral que seus médicos chamam de 'Zona Morta'.

Camila, em Laços de Família (2000)

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/ta-rolando/files/2011/05/carolina-dieckmann-careca.jpg
Se tem uma cena inesquecível na teledramaturgia brasileira, é a de Carolina Dieckman raspando os cabelos ao som de Love By Grace de Celine Dion. Quem assistiu, provavelmente chorou. Aquele era apenas o começo da luta da personagem Camila contra a leucemia, doença que só veio a ser curada depois que sua mãe (a Helena de Vera Fisher) teve outro filho cuja medula fosse compatível com a dela. Pra muita gente, foi o primeiro contato com uma personagem com câncer, e uma pequena aulinha sobre a manifestação e o tratamento da doença.


Walter White, em Breaking Bad (2008)


http://circolare.terra.com.br/uploads/2013/12/bryan-cranston-as-walter-white.jpg
O icônico personagem vivido por Bryan Cranston tinha câncer terminal nos pulmões, inoperável. Descoberto desde o piloto da série, se tornou o gatilho pra todos os acontecimentos seguintes - pra não deixar a família na miséria, Walter decide que, já que vai mesmo morrer, pode muito bem cometer alguns delitos que garantam um futuro estável para sua mulher e filhos. Assim, ele entra pro mundo do tráfico e produção de metanfetamina, num dos mais bem elaborados arcos dramáticos da dramaturgia moderna.


Kate Fitzgerald, em Uma prova de amor (2009)

http://images3.static-bluray.com/reviews/2123_5.jpg
O filme é icônico pois apresenta a consequência que a doença tem não apenas no paciente, mas em toda a família. Contado da perspectiva da irmã mais nova de Kate, Anna, que foi "produzida" para ser uma doadora para a irmã e já não quer mais se desgastar e desgastar a irmã com todos os tratamentos. E a única solução que encontra é processar sua própria mãe. O filme, baseado em um livro, também traz a polêmica de "quando é a hora de parar de lutar".


Adam, em 50/50 (2011)

Nesse filme pouco conhecido, o personagem de Joseph Gordon-Levitt leva uma vida saudável e sem excessos: come bem, se exercita todos os dias, não fuma e não bebe. Mas descobre que tem câncer e uma balanceada chance de 50% de sucesso no tratamento. Com essa notícia, vem a vontade de fazer tudo o que até então ele não fazia - beber, fumar maconha, e até mesmo usar a doença pra se fazer de coitado e pegar garotas em bares. O filme é bem divertido e surpreendentemente leve.



Annabel, em Inquietos (2011)            


A personagem, vivida pela atriz Mia Wasikowska, tem câncer e conhece Enoch quando ele "invade" o funeral de um de seus amigos do grupo de apoio. É o começo de uma grande amizade e de uma história de amor que irá ensinar a ambos um pouquinho mais sobre aproveitar a vida e a dar valor às pessoas que estão ao seu lado.








Tessa Scott, em Now is Good (2012)

Eu li o livro faz muito tempo (Antes de morrer – Jenny Downham), acho que ainda nem tinha sido lançado no Brasil, sendo adaptado em 2012.
A meu ver o filme retrata bem a história de Tessa Scott (Dakota Fanning), uma jovem de 16 anos, que tem os desejos e inseguranças de jovens de sua idade, a diferença é que ela tem leucemia em estado avançado. E se vê em uma luta contra o relógio. Assim ela busca viver a vida intensamente. 

Ela descobre que não irá durar muito tempo, então, decide montar uma lista com o que gostaria de fazer antes de sua morte.  Tessa demonstra suas inseguranças, mas ao mesmo tempo não fica se lamentando ou coisa do tipo, nisso lembra muito a Esther. 

Durante o decorrer da história, iremos conhecendo os seus medos e anseios, como por exemplo, medo de ser esquecida. Lembrou-me o personagem  de A Culpa é das Estrelas. O que posso dizer, toda vez que assisto me desfaço em lágrimas. Recomendo que  assistam ao filme (trailer) e tirem suas próprias conclusões.  Fonte da imagem: Clube das 6.

Quote do filme:
[...] Momentos... Nossa vida é uma série de momentos. Cada um... Uma viagem para um fim. Desapegue. Desapegue-se de tudo. [...]


Hazel Grace, em A culpa é das estrelas (2012)

Claro que a personagem de John Green, inspirada por Esther Earl, não podia faltar nessa lista. Hazel tem dezesseis anos, um câncer terminal que vem sendo tratado com drogas experimentais, e acaba descobrindo, ao lado de Gus - um rapaz já curado, mas que faz parte do seu grupo de apoio a pacientes com a doença - um grande amor e novos motivos para aproveitar a vida.


Mitsuki Koyama, em Full Moon wo Sagashite
Img 853750 8884581 1
O ponto de partida no mangá shoujo de Arina Tanemura é o desejo da jovem Mitsuki, em seus doze anos de idade durante o tempo da obra, de cantar. No entanto, seu sonho parece ser díficil de ser realizado: orfã (sua mãe morreu ao dar a luz a ela e seu pai morreu em um acidente enquanto dirigia a mulher ao hospital), cresceu em um orfanato onde conheceu o gentil Eiichi Sakurai (quem possui um interesse de astronomia, ensinando-a o que sabia sobre a lua e as estrelas enquanto ela o ensinou como cantar, e com quem, quando ficaram mais velhos e antes dele se mover para os Estados Unidos, fez uma promessa: a de que conseguiriam realizar seus sonhos). Depois, ela foi morar com sua avó, permanecendo com ela dois anos depois (o começo da série), que a proibia de cantar devido a um tumor em suas cordas vocais, que a menina descobriu somente nessa idade, que poderiam a levar à morte se não fossem removidos. No entanto, por causa de sua determinação em realizar seu sonho para se encontrar com seu amigo de infância e pela importância que cantar era para si, ela se recusou a fazer a cirurgia e acaba topando o caminho com Takuto e Meroko, dois shinigamis (deuses da morte), com os quais ela recebe ajuda para secretamente se tornar a cantora Full Moon.


 
Shizumasa Togu, em Shinshi Doumei Cross/The Gentlemen's Alliance Cross

http://static3.wikia.nocookie.net/__cb20130618172853/gentlemens-alliance-cross/images/3/3e/Shinshi_Doumei_Cross_16_-_Read_Shinshi_Doumei_Cross_Chapter_16_Online_-_Page_20.pngVindo de uma família prestigiada e respeitada, Shizumasa possui um interesse romântico na protagonista, Haine Otomiya, quem, criança, começou a desenvolver uma queda por ele após ela ler um livro de figuras (The Unforgettable Song of the Witch) que possuía o nome do menino. Durante o tempo da história, após o tempo dela como yanki (delinquente) e se tornar a melhor amiga de Ushio Amamiya, ela acaba se tornando, no Grêmio Estudantil do colegial da Academia Imperial, a guarda-costas do estudante considerado no alto grau (Imperador), Shizumasa. Porém, descobre-se que a pessoa que posava como Shizumasa era seu irmão (e o real autor do livro de figuras), Takanari, que a partir de um teste, que é feito durante a infância de cada gêmeos da família para decidir quem seria o herdeiro e quem seria 'a sombra', acaba sendo colocado como Shizumasa enquanto o verdadeiro é incapacitado pela sua doença. O verdadeiro Shizumasa aparece na história como um cavaleiro para Haine e cruel com o irmão, e é revelado que ele possui leucemia e que o esperado doador de medula seria seu gêmeo.

Joa, em A Profecia das Pedras 

A Profecia das PedrasJoa é o pé no mundo real do livro de fantasia A Profecia das Pedras. Enquanto Âmbar, Opala e Jade viviam inúmeros desafios buscando convencer a Morte de desistir de sua greve e descobrir seu papel numa antiga profecia. Enquanto lutavam pela fantasia, pelos seres mágicos que já coabitaram a terra com humanos, e pela esperança; Joa, uma menina também de catorze anos, luta contra o estado final de um câncer que já a impede de falar, reagir ou se mover, mas não de sonhar com essa história épica.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário