Banner Submarino

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

[RESENHA] Nada Dramática - Dayse Dantas


Edição: 1
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582351079
Ano: 2013
Páginas: 320
Sinopse: Camilla Pinheiro conseguiu passar sua vida escolar praticamente ilesa, sem se envolver em dramas adolescentes. Isso é uma grande vitória para ela, que sempre foi muito aplicada nas aulas. E pretende continuar assim, agora que está no terceiro ano do ensino médio do colégio Coliseu, um dos mais puxados e concorridos de Goiânia. Sempre organizada, seus planos para o último semestre se resumem a um só objetivo: passar no vestibular com as melhores notas. Porém, graças a uma confusão amorosa envolvendo seu melhor amigo, Camilla vê seus dias calmos de estudos se transformarem, em meio a revoluções escolares, brigas familiares, intrigas na turma, dúvidas sobre o futuro e até uma inesperada paixão, que ela insiste em negar para si mesma. Para se abstrair do mundo real, agora virado de cabeça para baixo, ela posta em seu blog as aventuras da “Agente C”, sua identidade nada secreta para quem a conhece e sabe o que é viver um dos períodos mais intensos da vida.


Nada dramática é basicamente o adjetivo de Camilla. Ela tem uma vida normal, numa cidade normal (não sei muito sobre Goiânia, mas vou chutar que seja como uma cidade do interior? Digo, não tem nada a ver com São Paulo ou Rio de Janeiro. Parece ser um lugar tranquilo, como uma cidade do interior). Ela tem amigos normais. Nenhum deles tem superpoderes. Não tem vampiros, nem lobisomens.
São só... adolescentes.
Porém, o drama adolescente é algo tão... dramático, não é?
Eles pegam uma coisa pequena e transformam em algo tão gigantesco.
É isso que essa garota, que chamaremos de "garota A" faz. Ela está ficando com o Thiago, melhor amigo de Camilla, e por alguma razão encana que os dois tem algo. Ah, e tem uma outra "garota B" envolvida também. O que meio que transforma Camilla na "garota C".
É aí que a vida nada dramática da nossa protagonista acaba ficando dramática até demais.

A Camilla sou eu. É você. É a sua melhor amiga. É a sua vizinha, a sua prima. Aquela garota que você achava legal no colegial, mas que nunca conversou com. (Sou velha, ainda falo colegial. Porém sinto que os jovens gostam de Ensino Médio?)
É o último ano da escola. Tão assustador, não é mesmo? Quer dizer: vestibular! Tantas opções! Tantos cursos! Tantas maneiras, tantos caminhos para seguir com a vida!
Aquele medo de não passar e ter que, Deus nos livre, fazer cursinho!

EU NÃO TO SENDO DRAMÁTICA!!!!!!!!!111!!!!!


Tudo é tão imediatista no último ano do Ensino Médio. Teremos vida após a formatura? Nunca mais falaremos com aquelas pessoas tão íntimas de nós, que nos veem mais que nossa família?
E, mesmo assim, há tantas oportunidades naqueles poucos meses "finais". Tanta coisa ainda para acontecer.

"-Ser adolescente é tão idiota - eu digo. (...) -Não, tipo, não estou falando da idade ou da parte biológica da coisa. Estou falando mais do estado de espírito, sabe? O ser adolescente." Pag. 35

A Dayse conseguiu captar tão bem a adolescência brasileira que às vezes eu sentia que estava lendo um livro escrito por mim mesma aos 17 anos.
Não quero falar muito sobre o livro, porque simplesmente não consigo. Ele é lindo, ótimo, genial, e todo mundo deveria ler.
Ele é você cursando seu último ano. Aquela loucura de último ano.

Tem casais que mudam o tempo todo (olha só, igual ao Ensino Médio!), tem, definitivamente, problemas reais de adolescentes reais e suas famílias reais. E tem vestibular, claro, mas não é a principal parte do livro (assim como não foi no seu último ano. Ou isso foi só no meu?).

Ah, e tem a Agente C!
Agente C é uma personagem que a Camilla criou e ao longo do livro tem contos bem curtinhos sobre a vida dessa agente secreta que não gosta de seguir regras. E é hilário!

Só posso dizer: a Dayse escreveu esse livro tão bem que, apesar de querer reler ele pra sempre, não sei se gostaria de uma continuação. O livro é incrível e tão perfeito que não precisa de nada mais para complementa-lo.
Leia!

Fancast!
(ou Dreamcast, como preferir)
Tudo o que eu pensava enquanto lia o livro era que Nada Dramática PRECISA virar filme urgentemente.
A Nath e o Paulo, do NUPE, fizeram um fancast bem legal na resenha deles. Mas aí eu fiquei pensando em atores brasileiros pra interpretarem os Gladiadores (e agregados).
Tive apenas um probleminha: a indústria da TV no Brasil ainda não está preparada para interpretar a vida real. Imaginei a Camilla cheinha e alta ("ossos largos"? Eu realmente não sei como me referir a esse tipo de corpo). Só que não tem nenhuma atriz brasileira adolescente com esse perfil!
Se vocês conhecerem, por favor, deixem nos comentários!
(Na minha busca do dreamcast ideal também percebi que existe apenas uma atriz asiática, a Jessica Nakamura - Shizuko de Julie e os Fantasmas, o que é uma grande falha! Não que eu tenha imaginado um dos personagens como descendente, é apenas uma observação)
(AHH, gente, também, eu usei atores "Globais", porque é um filme e tal)

Camilla - Ana Karolina Lannes
(só que um pouquinho mais velha)
(OU a Isabelle Drummond, OU Caroline Molinari)


João - Daniel Passi
(só que nem tão magro)
             
                Thiago - Fabio Audi 
                  
      Carol - Olívia Torres













          
Fran - Ully Lages          
(só que com cabelo curtinho e liso)              

             
              Marcela - Anna Rita Cerqueira













         
            P.A. - Mauricio Destri
          
Lenine - Hugo Bonemer                 













       
           Ana Luísa - Clara Tiezzi
           
Bruna - Juliana Paiva                










Vanessa - Jessica Ellen

Links legais sobre Nada Dramática:

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário