Banner Submarino

quinta-feira, 24 de abril de 2014

[ENTRE ASPAS] Nacional: os sonhos e o acaso

Oi pessoal, como vão vocês?
Hoje a gente tem uma postagem do Entre Aspas com o tema de quotes (três, para ajudar) de uma obra da Literatura Brasileira que não tenha sido alguma das quais falamos desde que topamos o Desafio Literário: "Descobrindo o Brasil", obra quotada que pertence a uma região 'N' e seu escritor nascido em 1952 já recebeu prêmios, como o Jabuti de melhor romance e há livros seus publicados em oito países. Lembrando que para participar, você precisa pôr nos comentários com seu nome, o nome do livro quotado e o nome do autor do livro!
Vamô lá?
Uma semana e, se ninguém conseguir acertar, o nome da obra será revelado e será feito outro Entre Aspas ;)

  • "Tive um sonho ruim. Alguma coisa com a tua mulher encantada.
Olhei desconfiado para Florita, e esperei outras palavras sobre o sonho, mas ela saiu em silêncio. Os sonhos e o acaso me levavam para um caminho em que Dinaura sempre aparecia. Lembro de ter visto na beira do rio uma mulher parecida com ela. Muito cedo, manhã sem sol, com neblina espressa. A mulher caminhou na margem, até sumir na neblina. Podia ser Dinaura. Ou invenção do meu olhar. Lembrei da tapuia que foi morar numa cidade encantada, corri até a margem. Ninguém."
  •  "Ainda era menino quando Amando me arrastou duas vezes para a festa. Na segunda, fugi. Ele e o caseiro, Almerindo, me caçaram pela cidade, e só me encontraram de manhã cedo, deitado com Florita na rede do quarto dela. Quando ele entrou, fechei os olhos. Florita levantou e abriu a janela para afrouxar o ódio de Amando. Disse que eu estava com enjôo e desarranjo.
  •  "Não foi a ganância, repetiu Estiliano.
O rosto suado, vermelho, brilhava: ele ficou parado, sofrendo com a reação que contrariava seu temperamento. O suor escorria do queixo e gotejava no assoalho. Disse que Amando era um homem ambicioso, mas justo. Florita sabia disso, todos sabiam. Os fazendeiros só pensavam em exportar carne para Manaus. Amando foi o primeiro a vender carne barata em Vila Bela. Ele queria que o povo comesse, queria carne para too mundo, mas até para isso tinha que molhar as mãos dos políticos. Queria a cadeia limpa, com comida e catre. Não foi a ganância. Deve ter sido outra coisa. Algumas pessoas podem morrer por ganância, mas não..."

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário