Banner Submarino

terça-feira, 22 de abril de 2014

[ENTREVISTA] Camila B. Monteiro

Camila B. Monteiro é natural de São José do Rio Preto, em São Paulo, e apesar de ser formada em Ciências Biológicas pela FAECA Dom Bosco, se apaixonou mesmo foi pelo mundo da literatura. Se aventurando pelos caminhos da escrita, ela já lançou dois contos - O Presente do Sr Onofre e Momentos - e um livro - O Acumulador de Troféus. Pra sabermos mais sobre as suas influências e bater um papo sobre a vida de autora, nós a convidamos pra uma entrevista mais que especial!


1) Como descobriu que o que queria fazer da vida era escrever?  

Definitivamente foi com meu blog (www.vidacomplicada.com). Através dele senti vontade de criar crônicas e contos, daí para um livro foi um pulo. E claro, os livros e séries que assisto contribuiram demais também.

2) Quando contou a sua família, como eles reagiram? 

Não deram muita bola. Eu nunca havia falado sobre escrevem nem nada em casa. Daí quando terminei o livro e mostrei para meus pais eles ficaram bobos e devoraram a história. Hoje me incentivam e lêem tudo que escrevo.

3) Sabemos que terminar um livro é algo muito difícil. Como é o seu processo de escrita? Escuta algum gênero específico de música, ou prefere ficar em um local reservado, só você e o computador?

Geralmente eu começo por um cronograma. Monto tópicos e vou até o final. Nem sempre sigo fielmente o que estipulei, mas serve como uma bússola na historia. Ajuda a não deixar pontas soltas.
Aprendi a escrevem em meio a conversas e televisão ligada,  hoje não ligo muito nem para o local e nem para o som, mas quando posso gosto de ouvir musicas classicas: piano ou violino.
Escrevo em plataformas on line, portanto qualquer lugar é bom para escrever desde que tenha internet!

4) Algo mudou desde o primeiro projeto que terminou ou algumas manias ainda continuam? 

Por incrível que pareça, o que mais mudou foi em relação a minha leitura. Hoje presto mais atenção em frases e construção de texto. Acabo conhecendo e usando construções que eu gosto em meus textos e isso tem me feito crescer muito como escritora.
Fora isso, tem a questão de não sentir mais vergonha de mostrar o que escrevo. A insegurança sumiu depois da publicação do meu livro.

5) Como é escrever para seu público alvo? Você já tentou (ou pensou em) escrever para outros públicos?

Eu gosto do gênero policial e me aventuro bastante no suspense. Meu segundo livro (Será uma trilogia) tem uma pitada de sobrenatural e isso está sendo novo para mim e eu espero agradar esse público também.

6) Como foi o processo de publicação?

Exaustivo e demorado. Buscar por editoras foi meio frustrante até que resolvi lançar independente. À partir daí foi trabalhoso, mas recompensador.

7) Você possui algum escritor ou escritores em quem você se inspirou para prosseguir seu caminho? Se sim, quais?

Com certeza sim, Stephen King e Edgar Allan Poe são meus mestres acima de tudo, mas outros escritores como o André Vianco, Gordon Rice, J.R. Ward me fascinam demais.
Mas nenhum deles escreve livros policiais e esse traço eu precisei criar além deles. O que ne inspira são suas histórias e sua forma de contar, de fazer o suspense. Isso eu usei muito!

8) Como você analisa o apoio a literatura nacional atualmente e o mercado em si?

De verdade? Ruim ainda. Muitas editoras estão investindo mais em nacionais e o mercado está aumentando, mas ainda falta muito chão para consefuirmos ter o mesmo valor que os li ros estrangeiros tem.
Mas obviamente não podemos ignorar o crescimento que só aumenta.

9) Deixe um recado pros nossos leitores!

Dê uma chance aos nacionais. Uma boa história independente da língua que ela é escrita. Leia os clássicos, mas procure conhecer as novidades do mercado também. Um dia serão clássicos igualmente.

Conheça mais sobre a autora acessando:
www.vidacomplicada.com
http://camilabmonteiro.com/
https://twitter.com/kmillamonteiro
https://www.facebook.com/escritoracamilabmonteiro

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Somos duas com raízes no Dom Bosco ô_o
    Embora pra mim seja no Ensino Fundamental xD

    ResponderExcluir