Banner Submarino

sexta-feira, 23 de maio de 2014

[RESENHA] Mocassins e All Stars - Clara Savelli

Antes de mais nada gostaria de compartilhar a emoção que senti ao escrever o título do post. E também queria dizer que essa é uma resenha MUITO difícil de ser feita por um bilhão de motivos e que a Clara realmente não sabe o que vou escrever aqui. Não foi combinado, galera. E que o LANÇAMENTO É DOMINGO então, quem for do Rio, compareça!

Título: Mocassins e All Stars
Autora: Clara Savelli
Editora: ComArte
Ano: 2014
Páginas: 456

Depois da morte de seu pai, Julie e sua mãe deixam a movimentada Nova York e se mudam para Monterey, lar da avó materna que ela ainda não tinha tido a chance de conhecer. Ela frequenta as aulas no colégio mais caro e puxado da cidade. Pra não comentar sobre os estudantes preconceituosos e superficiais. Aos poucos arruma grandes amigos, mas infelizmente o pacote vem com alguns inimigos. Tudo culpa de Arthur, que coloca Julie em furadas desde o dia que ela coloca os pés na escola. Entre mistérios, brigas e romances, Julie descobre algo sobre sua avó que muda o rumo de todas coisas. E tudo que ela queria era terminar o ensino médio e comprar uma moto. Mas a vida não poderia facilitar tudo pra ela, poderia? 



Mudar de Estado. De escola. De vida. Isso, isoladamente, já pode ser bem difícil. Junte a isso a morte do seu pai, uma mãe que quase não para em casa e um colégio onde as pessoas te recebem com chuva de comida logo de cara. Essa é vida de Julie logo que se muda para Monterey. Junte a isso o fato de uma patricinha dizer que vai te perseguir e um garoto de lindos olhos que só te mete em enrascada desde o início! Isso definitivamente é barra pesada.
Mas nem só de enrascadas se faz a vida de Julie. Ela também faz grandes amigos como Leah, a garota dos cabelos multicoloridos, e David, com seus lindos olhos azuis e seu misterioso sorriso, que nunca mostra os dentes. Além, é claro, de todos os garotos do time de basquete!
Com isso, quero destacar logo de início um dos pontos fortes do livro: os personagens! Eles são muito bem construídos  e consegui imaginar vários caminhando por aí, vivendo nesse mundão com a gente.
Julie, como protagonista, é muito carismática e EXTREMAMENTE engraçada! Sério, eu me vi rindo horrores em várias cenas e com vários pensamentos dela. Clara se saiu muito bem nas cenas de comédia nesse livro. Além de ter lutado boxe tailandês. e Ter um excelente gosto musical!
Arthur é um fofo e eu me vi suspirando por ele várias vezes no livro. E pelo David. E pelo Jeremy e... ai meu Deus, Clara se superou nos personagens masculinos! E eu, com 21 anos na cara, me senti uma garotinha de 15 totalmente apaixonada por eles.
Mas nem só de bons personagens se faz o livro. Clara tem uma forma de escrever que eu gosto bastante, daquelas em que tu consegues ler umas 100 páginas sem nem perceber. A leitura não é cansativa e muito menos arrastada. 
Ela conseguiu aproveitar muito bem as mais de 400 folhas e as reviravoltas evitaram que ficasse monótono. As reviravoltas merecem destaque, por sinal. Porque eu sofri horrores! Quando pensei que estava tudo lindo veio a pior e pá! "O mundo não é assim Amanda!" Apesar de, confesso, eu ter achado essa parte do drama um ponto do livro que meio que destoou do resto.
Ainda assim, nessa parte do drama, teve uma citação que me pegou (mostro no fim)! Eu lembrei da minha própria dor (perdi um parente há quase 2 anos, mas a dor ainda é absurda) e vi que eu também estava agindo errado. Eu queria destacar mesmo isso e AGRADECER VERDADEIRAMENTE à Clara. Talvez ela não faça ideia, não consiga mensurar, mas ela me ajudou bastante. Obrigada mesmo por ter dividido esse ponto de vista, essa história maravilhosa com o mundo.
Falando da parte do romance, ela é... incrível! Daqueles bem bonitos mesmo, daqueles fofos, que a gente não tem outra alternativa a não ser torcer muito.
O trabalho artístico do livro também merece grande destaque! A capa é LINDA e a diagramação ficou boa. Porém, a editora pecou na revisão. Isso é um coisa que me irrita muito. Têm uns errinhos bobinhos que acabam atrapalhando um pouquinho o andamento, mas nada que comprometa a qualidade do livro. 
No mais, Clara juntou em um livro só algumas das coisas que eu mais amo nessa vida: Basquete, The Beatles e uma linda história de amor. Não tinha como não gostar!
Então, se assim como eu tu gostas de um bom romance adolescente, cheio de reviravoltas e recheado de risadas, com toda a certeza vai amar Mocassins e All Stars.

Citação:

— É. –– ele continuou. — Parece que aquilo nunca vai crescer, de tão devagar que as coisas vão subindo. Tijolo por tijolo. Camada de cimento por camada de cimento. E depois todos aqueles detalhes... Portas, janelas, torneiras, encanamentos, pisos, etc. Parece que a obra é interminável.
Eu estava tentando entender onde ele queria chegar.
— Só parece interminável se você fica acompanhando muito de perto. –– ele disse. –– Se você fica fazendo vistoria e anotando o andamento todo dia. Aí, realmente, vai parecer que a obra durou um século. Mas se você se distrair com alguma coisa enquanto a obra vai rolando, um dia você vai passar no lugar daquela obra e ela já vai estar pronta. Essa sua dor insuportável agora, no fim das contas, vai virar só uma lembrança. –– ele encarou no fundo dos meus olhos. –– Quando você fôr ver, já vai ter passado.




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que resenha linda!!!!!
    A história parece muito legal, mas o que me deu mais vontade de ler foi todo esse sentimento que você expressou nas tuas palavras *-*

    bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Blair!
      Podes ter certeza que não vais te arrepender de ler.

      Bjs

      Excluir