Banner Submarino

domingo, 25 de maio de 2014

[RESENHA] O Acumulador de Troféus - Camila B. Monteiro

Título: O Acumulador de Troféus
Autora: Camila B. Monteiro
Editora: Boêmia Urbana
Ano: 2013
Páginas: 291

Sinópse:
Em uma pacata cidade do interior de Goiás, chamada Estrada Nova, uma família vive um drama doméstico em uma das maiores fazendas do estado. Maria vive em um casarão antigo com suas duas filhas e um marido extremamente violento, conhecido por todos como Coronel.
 Com o crescimento da cidade, surge em meio a outros, um comércio em especial. O dono, chamado Geraldo, é um homem divertido que chegou à pequena cidade goiana para mudar sua vida, quando abriu o Armazém do Geraldo ao lado do Casarão do tal Coronel.
Maria e Geraldo tornam-se amigos, despertando a ira e os ciúmes do marido, e após mais uma de suas brigas brutais que levou marido e mulher ao hospital, Maria vê sua vida se transformar completamente.
 O temido Coronel desaparece misteriosamente do quarto que estava internado, iniciando um rastro de mistério que cerca a família e o casarão. Cadáveres aparecem próximos à casa sem motivo aparente, coisas somem e barulhos assustam cada vez mais, transformando a pequena cidade sempre tão pacata em um cenário de filme de terror.
Dois policiais passam a dar apoio em tempo integral à essa pequena família; um deles, muito experiente, toma a frente das investigações e acaba se tornando algo mais do que um simples investigador para Maria e para sua irmã Dani, que inesperadamente aparece para ajudar. Em quem Maria deve confiar agora? Um final inesperado liga todos os fatos de maneira surpreendente.


Acumulador de Troféus é um livro de suspense, com uma leitura fácil e momentos que podem te surpreender.
O livro tem como personagem principal Maria, uma dona de casa submissa, que sofre agressão do marido, Lalau (ou Coronel, como é conhecido na pequena cidade onde moram), e que não consegue sair da vida que leva por estar acostumada a ser infeliz e por achar que esse é seu destino. Mas tudo muda quando Geraldo, um homem atencioso e simpático se muda para a cidade e faz Maria repensar sua vida, seus sentimentos e seu futuro.
No meio desse enredo, encontramos diversos outros personagens, como as filhas e a irmã de Maria; TJ, o policial que sai de São Paulo disposto a reconstruir sua vida em uma cidade menor, Douglas, ajudante de TJ e outros que vão ajudando a trama a criar corpo e se desenvolver. Também temos doses de suspense desde o inicio do livro, quando alguns corpos começam a surgir na fazenda onde Maria e Lalau passa a ser o principal suspeito pelos crimes.
Bem, quando recebi o livro não possuía muitas expectativas. Decidi pesquisar pouco sobre ele para não ter influência em minha leitura e confesso que me surpreendi bastante, pois esse livro me fez olhar o cenário atual da literatura nacional com outro olhos.
 O Acumulador de Troféus é um livro com uma história bem construída, com diálogos fáceis e um bom timing. Algumas vezes me incomodei um pouco apenas com algumas expressões informais nos diálogos, mas fora isso, foi uma leitura prazerosa, dinâmica e bastante rápida.
Camila fez tudo na medida certa... O suspense, o martírio de Maria, o romance. Os três se conectam e não deixam o livro com pontas soltas
Algumas pessoas podem falar sobre a demora para o romance entre Maria e Geraldo se desenvolver, mas no fim isso é bastante justificável.

O que mais me incomodou:
Me incomodou a forma americanizada com que os policiais se tratavam, pois ficou um pouco fora do cenário.
TJ teve uma caracterização bem americanizada e isso refletiu em seu parceiro também.
As expressões informais em alguns diálogos quebravam minha leitura, pois o dialogo era bem estruturado e de repente aparecia uma expressão para quebrar isso.
O que mais gostei:
O enredo de modo geral é bem bacana e estruturado.

Gostei da forma com que o suspense foi crescendo, os personagens se relacionando e aparecendo. O livro é diferente e recomendo para quem quiser ler um livro bom e nacional. A leitura vale a pena e vai te surpreender.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário