Banner Submarino

segunda-feira, 19 de maio de 2014

[RESENHA] Pela Janela Indiscreta

Olá bonitos e bonitas desse Brasil, desse mundo, de tudo...

Antes de mais NADA, preciso dizer que eu sou PÉSSIMA com resenhas. Tipo, realmente. Fui tentar fazer várias no skoob e ou era xingada porque contava demais, ou era considerada superficial porque contava de menos. Dessa forma, acho que a melhor estratégia é a linda estratégia de cortar tudo que pode ser considerado spoiler. Se bem que eu também sou péssima com o que pode ser considerado spoiler. Talvez seja porque eu amo spoiler. ENFIM, esse não é o ponto do post de hoje.

Hoje vou resenhar o livro da Aimee Oliveira, minha querida amiguinha, que vai lançar comigo no dia 25/05 (EM CINCO DIAS!!!) aqui no Rio de Janeiro. Quem quiser saber mais, clica aqui! O livro dela já está a venda online pra quem não for do RJ ou não puder ir no lançamento. As infos estão todas na página do livro, que você pode acessar clicando aqui.

Mas vamos ao que interessa...

Sinopse
Deus abençoe Nova York e seus apartamentos justapostos! É graças a eles que Frederick se diverte tanto nas noites que passa em casa espiando sua vizinha. Não esse seja seu único passatempo - morando numa cidade como essa suas opções são quase infinitas: bares, restaurantes, mulheres... Principalmente mulheres! Mas sempre que a farra termina, ele volta para casa e lá está sua vizinha, na janela ao lado. Tudo parece mudar quando ele e a tal vizinha se encontram na rua. E Frederick, conhecido por sua facilidade em lidar com qualquer mulher, encontra-se, desta vez, em grandes dificuldades. 

Pela Janela Indiscreta (ou PJI para os mais íntimos e/ou mais preguiçosos) é um fabuloso livro que conta a história de Frederick (ou Fred, ou Rick, depende do seu time), um homem safado e sem escrúpulos no quesito amoroso. Quer dizer, até ele conhecer a Louise, a vizinha que ele fica stalkeando pela janela disfarçadamente. Também conta a história de Louise e do Príncipe (ou corpo na janela). E ah é, a história de Frederick e Melissa. Como você pode ver, são muitas histórias dentro de uma história, o que gera uma confusão de sentimentos e emoções que afeta todos os personagens. 

Especialmente a Louise, coitada. Porque eu entendo a menina. A Louise é, provavelmente, a menina mais indecisa que existe na face da terra. E eu estou contando comigo. Eu achei que eu era indecisa, mas a Louise consegue ser mais. Ela fica em dúvida com coisas que eu nunca me questionei - tipo que xícara pegar para tomar meu café. Normalmente estou com tanto sono ou sede que pego qualquer uma. Mas não Louise. Ela tem um grande ritual para escolher a xícara do café. E todas as outras coisas.

Acho que o que eu mais gostei no livro foi o fato dele ter grande parte dele narrado pelo Frederick. É difícil achar um livro, ainda mais nessa temática YA (Young Adult, sei lá qual é a tradução disso), que seja narrado pelo homem da história. Só que não é só isso! Lá pelo meio do livro, o ponto de vista muda é a Louise que começa a narrar. E lá no último terço do livro, os capítulos se intercalam entre os dois. ADORO! Gosto muito quando é possível ver o que os personagens principais estão pensando em primeira pessoa e é sensacional ter o melhor dos dois mundos e ver o que os DOIS personagens principais estão pensando em primeira pessoa.

Além disso, paguei vários micos lendo em lugares públicos porque não conseguia prender o riso em algumas cenas, especialmente envolvendo o Frederick. Muito divertido! Ao mesmo tempo, imagino que tenha ficado com cara de AVE-MARIA-NÃO-TO-ACREDITANDO em vários momentos. Especialmente quando alguma personagem indecisa fazia uma burrada sem tamanho e depois ficava se entupindo de chocolate After Eight e tentando decidir o que fazer (tic tac tic tac tic tac). A gente entende, Louise, quem nunca se entupiu de chocolate pra tentar receber uma luz? 

Conclusivamente antes que eu resolva soltar o verbo e falar mais do que eu devo, PJI é uma grande promessa da literatura jovem nacional. Leitura rápida, divertida e leve. Se eu fosse você, corria lá para comprar na página do livro OU aparecia no lançamento!

Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/383617-pela-janela-indicreta
Página no facebook:  https://www.facebook.com/pelajanelaindiscreta?fref=ts
Outra página da autora: https://www.facebook.com/RandomlyAimeeOliveira?fref=ts

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ahhhhhh, PJI *-* Minha resenha sobre o livro está QUASE pronta também!! Adorei várias coisas que você também adorou! Fico muito feliz por essa conquista da Aimee, não vejo a hora de chegar o dia do lançamento *-*

    Beijos.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir