Banner Submarino

quinta-feira, 31 de julho de 2014

[RESENHA] Garota Exemplar - Gillian Flynn

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572902
Ano: 2013
Páginas: 448
Tradutor: Alexandre Martins
Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

É manhã do 5º aniversário de Amy e Nick. Ela faz crepes para o café da manhã, e ele levanta tarde, preguiçoso, desanimado. Eles tem uma breve discussão, que acaba em termos razoáveis. Ele, então, se despede e vai para o trabalho, no bar que dirige com sua irmã gêmea.
Quando volta para casa, mais tarde naquele mesmo dia, tudo está revirado e Amy desapareceu.
É assim que começa Garota Exemplar, sem margem pro respiro. Amy desaparece logo nas primeiras páginas, e é organizada uma força tarefa para tentar encontrá-la. Todas as circunstâncias do seu sumiço são, no mínimo, estranhas; do divã na sala virado com esforço, às pilhas de livros arrumadas demais num cenário de luta, ao sangue limpo no chão da cozinha, o mistério só aumenta. E os olhos e suspeitas da polícia se voltam, naturalmente, para Nick.
Embora em seus relatos Nick insista não ter parte nenhuma no desaparecimento da esposa, as investigações começam a provar o contrário. Nem tudo que Nick afirma pode ser tomado como verdade, e de mentira em mentira, uma trama muito maior se desenrola. Um casamento desgastado, uma mudança indesejada, infidelidade, compras absurdas em cartões de crédito misteriosos. Para encontrar Amy, primeiro é preciso descobri-la; e quem é a Amy real, tão diferente em cada depoimento?
Confesso que, embora eu esperasse de fato um suspense, Garota Exemplar foi totalmente diferente de qualquer coisa que eu imaginasse. Narrado em duas frontes e dividido em três etapas, o livro constrói uma trama que vai do simples ao genial a cada capítulo.
Sabe aquele tipo de livro que a gente já lê com a mão no queixo, pra ele não cair? É assim que funciona com Garota Exemplar. A trama te joga de um lado pro outro sem aviso, te faz suspeitar de todos, e ao mesmo tempo não saber pra quem apontar o dedo. Até o último segundo, eu prendi a respiração sem saber no que ia dar - e, quando o final, enfim, chegou, a única certeza que eu tinha era que nunca, jamais esperaria nada do que descobri ao longo das suas 400 e tantas páginas.
Com uma escrita fluída que te leva por horas, página após página, Garota Exemplar é leitura recomendadíssima pra quem curte um suspense - e até pra quem não é exatamente fã, mas quer um livro que vá te surpreender. É leitura pra te deixar ligado no 220 até a última frase!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Larissa, eu li muitas resenhas do livro, mas só me interessei pelo livro depois que vi o trailer, não costumo ler suspenses, mas de alguma forma sinto que terei uma boa leitura

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, garanto que terá! Foi a minha melhor leitura do ano até agora :)

      Excluir
  2. Olha, moça, a história parece mesmo interessante, e com você falando bem assim do livro... vou confiar. E esse ano tem ainda a estréia do filme baseado no livro, com direção de David Fincher. Viu o trailer? é ótimo: https://www.youtube.com/watch?v=tKwEdRC26xA

    ResponderExcluir