Banner Submarino

domingo, 5 de outubro de 2014

[ENTREVISTA] Raquel Machado

Raquel Machado tem 24 anos e é gaúcha, de Caxias do Sul. Blogueira desde 2010, sempre alimentou o sonho de se tornar escritora. Mas foi só este ano que o sonho virou realidade: publicando seu primeiro livro, Vingança Mortal, de maneira independente, a Raquel se lança ao cenário editorial com tudo, pronta pra arrasar!
Convidamos a autora pra um bate-papo, e o resultado você vê agora :)


1) Nos conte mais sobre você. Quando você decidiu deixar de ser só leitora para se tornar escritora?
Meu nome é Raquel Machado, sou formada em ciência da computação e trabalho como analista de sistemas. Meu hobby está ligado à área das artes. Faço teatro desde meus nove anos e já passei pelas mais diversas áreas como dança, coral, entre outras. Escrevo desde que me conheço por gente, fui do tipo de criança que estava sempre com um papel na mão. Para mim, escrever sempre foi uma maneira de me expressar, onde posso colocar meus sonhos e desejos dentro de um mundo mágico. Decidi publicar meu primeiro livro, Vingança Mortal, esse ano, pois descobri o incentivo que a Amazon estava dando para os novos autores, e foi quando me senti preparada para lançar minha ideias para o mundo também.

2) Fale um pouquinho do processo de escrita de "Vingança Mortal". Qual você diria que foi o aspecto mais difícil na concepção e escrita do livro?
Escrevi Vingança Mortal em 2001. Naquela época eu tinha 16 anos, não lembro exatamente como surgiu a ideia para história ou como foi meu processo para colocá-la no papel, lembro-me apenas que era grande fã dos livros do Sidney Sheldon, talvez isso tenha me influenciado a escrever esse suspense. O aspecto mais difícil para mim é "escrever o final", sempre acho que ficou faltando alguma coisa, ou que poderia ser melhor, mania de pessoas perfeccionistas (risos).

3) Por que optar pela publicação independente? Foi a sua primeira opção?
Na verdade não sei exatamente como tudo aconteceu. Minha ideia era lançar minha história na internet e ver se alguém gostaria de baixar para ler. Assim decidi pela Amazon, pois é um site bem visado, com grandes retornos. Fui atrás para ver como proceder e descobri uma outra ferramenta da Amazon que disponibilizava a versão impressa do livro, e achei interessante testar. Em seguida tive a ideia de fazer um lançamento aqui na cidade, e assim nasceu o livro físico. Acho que foi a maneira mais simples que encontrei de começar a trilhar essa carreira, quem sabe o que virá pela frente.

4) Como você analisa a recepção dos leitores para com autores brasileiros iniciantes? E a recepção do mercado?
Acredito que atualmente temos mais espaço. Como disse, escrevo desde sempre, e lembro-me bem que há alguns anos atrás publicar um livro era o sonho impossível de muitas pessoas, pois não tinhamos tanta abertura com as editoras ou as ferramentas que temos hoje para autores independentes. Ainda temos um grande caminho pela frente, pois nunca é fácil mudar uma cultura, mas acredito que estamos evoluindo.

5) Quais são as suas maiores influências literárias?
Nossa essa é uma pergunta difícil, como leio muito, afinal sou blogueira também, tenho muitos autores que considero referências literárias. Na área do romance posso citar Nora Roberts, Meg Cabot e Paula Pimenta, das quais sou fã. Tratando-se de Mitologia para mim Rick Riordan é o melhor que há no momento. Um bom suspense sempre encontrei em Sidney Sheldon e mais atualmente em Dan Brow. Mestre do terror que me deixa fascinada com suas ideias, Stephen King. Já migrando para histórias mais medievais adoro a Marion Zimmer Bradley, que escreveu as Brumas de Avalon, um dos meus livros favoritos, e também George Martin, com sua grande obra Guerra dos Tronos. Para romances de época gosto muito das histórias da Julia Quinn e da Lisa Kleypas. Enfim, realmente são vários, dependendo do gênero.

6) Já está trabalhando em algo novo? Pode nos contar um pouquinho a respeito?
Sim, pretendo lançar um outro livro ano que vem, entitulado "Histórias do Povo", onde vou reunir vários contos, todos ligados com situações do dia-a-dia das pessoas, em que elas precisam fazer uma escolha: Casar ou não casar? Seguir a dieta ou não? Comprar um carro novo ou pagar as dívidas? E o interessante vai ser que o próprio leitor poderá escolher o final para cada um deles.

7) Tem alguma mania ou hábito estranho na hora de escrever?
Nunca parei para reparar isso, provavelmente devo ter sim. Apesar de não ser um hábito estranho, gosto de ouvir música em alguns momentos, acho que ela nos inspira muito.

8) Pra você, o que não pode faltar num bom livro? O que te convence na hora de escolher algo pra ler?
O enredo é o principal para mim, se a história não me chama atenção em sua sinopse, com certeza nem vou começar a ler ou querer comprar. Em seguida levo muito em consideração a maneira o autor descreve a mesma, existem livros envolventes, aquele tipo que você não consegue desgrudar até o final, esses para mim são os melhores com certeza.

9) Rapidinhas:
- Café ou chá? Chá (todos os dias de meio-dia e de noite)
- Doce ou salgado? Doce (sou uma formiga)
- Frio ou calor? Calor (quero morar na praia)
- Drama ou comédia? Comédia (rir sempre)
- Escrever ou revisar? Escrever (mil vezes...)

10) Deixe um recadinho pros leitores da NRA :)
Primeiro agradecer o espaço e aos leitores que vem me acompanhado nesse meu início de jornada. E
gostaria de convidar todos a conhecerem meu livro Vingança Mortal, um suspense policial ambientado no interior do RS, cheio de tramas e intrigas. Uma história que envolve drogas, traição e assassinato. e que ninguém é o que parece ser. Quem puder curtir minha página no facebook:
www.facebook.com/escritoraraquelmachado
E se quiser saber mais sobre o livro e adicionar ele no skoob:
www.skoob.com.br/livro/391788-vinganca-mortal
O livro já está a venda nas livrarias
Amazon - www.createspace.com/4676721
Clube dos Autores - www.clubedeautores.com.br/book/165673--Vinganca_Mortal
Ou diretamente comigo pelo e-mail "raquel.machado2014@yahoo.com.br"

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário