Banner Submarino

sábado, 17 de janeiro de 2015

[RESENHA] A Bailarina Fantasma - Socorro Acioli

A Bailarina Fantasma
Autora: Socorro Acioli
Editora: Biruta
Páginas: 182

Sinopse: O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração. Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura. Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o TheatroJosé de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado.
A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.


Antes de mais nada, preciso dizer que o blog está fazendo a resenha deste livro por estar participando do Booktour da editora Biruta! A experiência foi muito legal!

E antes de entrar no mérito da história propriamente dita, preciso dizer que o livro é, esteticamente, muito belo! Ele tem detalhes na divisão dos capítulos maravilhosos e fotos do próprio Theatro José de Alencar. Só essa beleza já valia o livro, mas acompanhar a história com as imagens faz toda diferença!

Acompanhamos a história de Anabela e Marcelo, seu pai. A mãe de Anabela, Melinda, faleceu quando a protagonista era ainda menina. Ambos moram na cidade Travessa dos Anjos e Marcelo é convidado para reformar o Theatro José de Alencar, palco principal da história do livro.

Anabela tem 14 anos, mas é muito madura. Sua forma de lidar com a ausência da mãe é, no mínimo, curiosa. É quase como o livro Cartas de Amor aos Mortos, só que no caso são só para sua mãe. Ela continua se mostrando muito madura quando, durante o espetáculo de ballet Giselle, percebe que há no palco uma bailarina que destoa das demais e descobre que só ela consegue ver essa bailarina.  Eu digo que ela continua sendo madura porque eu, no seu lugar, mesmo com 23 anos, começaria a gritar de medo, hahaha! Porém, Anabela consegue manter a cabeça relativamente no lugar, mesmo com uma pontinha de medo. Ela guarda o segredo por muito tempo, até que não aguenta e resolve contar a história para Luciana, sua melhor amiga. 

Luciana, por sua vez, é mais corajosa (e curiosa) que Anabela e convence a amiga a começar uma espécie de investigação. As duas começam a investigar os trabalhadores do teatro, até que certo dia Anabela conhece minha xará: Clara! Isso mesmo, a bailarina fantasma era eu desde o início, rs. Brincadeirinha... Ou não. :B

Enfim, a partir de agora não dá pra revelar muita coisa! Qualquer pequeno detalhe pode ser spoiler para os mais criteriosos e eu quero deixar tudo na surpresa, pois vale a pena deixar-se surpreender. O máximo que dá pra dizer é que Clara precisa da ajuda de Anabela pra revelar seu maior segredo, escondido por anos e anos, relacionado a sua morte e ao seu amor do passado.

E É MUITO FOFO, GENTE.
Meu coração melado quase não aguentou esse final lindíssimo.

Enfim, leitura muito recomendada para quem quer se distrair com uma história cativante e fofa!
Detalhe: fiquei sabendo que a autora está trabalhando em uma continuação! Não sei se é informação oficial, mas já estou torcendo para que seja!

Obrigada, Editora Biruta pela oportunidade de participar do BookTour!
Espero que tenham gostado da resenha! Obrigada pelo carinho de sempre.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário