Banner Submarino

sexta-feira, 24 de julho de 2015

[RESENHA] Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633657
Ano: 2014
Páginas: 288
Tradutor: Edson Rochedo
Sinopse: Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que vocêaprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá).
As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.


Anna, Frankie e Matt são um trio inseparável de amigos. Vizinhos desde a infância, os três cresceram juntos, compartilhando tudo, exceto por um segredo - Anna era secretamente apaixonada por Matt, mas por medo de uma possível rejeição, manteve-se calada.
Tudo muda quando, no aniversário de 15 anos de Anna, Matt a beija, dando início, assim, a um namoro às escondidas. Matt resolve esperar por um melhor momento para contar à Frankie, sua irmã caçula, sobre o que anda acontecendo, e Anna aceita manter segredo. Este é o plano, até que os três sofrem um acidente de carro e Matt morre.
Um ano depois, as feridas ainda não sararam e Anna ainda não contou a verdade para Frankie. Para piorar, sua melhor amiga se transformou numa pessoa completamente diferente, descontando sua tristeza em cigarros fumados às escondidas e uma coleção de meninos de quem ela corre atrás. E não é até Frankie e Anna viajarem juntas durante o verão na Califórnia que todas as emoções voltam à tona - junto com um ou dois segredos muito bem guardados.

Sabe aquela história de que quem vê cara não vê coração? Pois bem, essa é a verdade mais das verdadeiras em se tratando de Vinte Garotos no Verão. Quando peguei o livro numa troca (e mesmo antes, quando vi o título nos lançamentos da Novo Conceito), acreditei ser um daqueles romances teen levinhos sobre amores de verão, amizade e aproveitar a vida. E, bom, Vinte Garotos é sobre todas essas coisas, mas é muito mais.
O livro me presenteou com uma história maravilhosa sobre perda e recomeço, de uma maneira simples e relacionável que arranca sorrisos e lágrimas ao mesmo tempo a cada capítulo. Acompanhamos o processo de amadurecimento emocional não apenas de Anna, mas de Frankie, seus pais e, por que não, de nós mesmos, ao acompanhá-los numa viagem de férias que tem tanto o gosto agridoce do passado, como o sabor gostoso das possibilidades de dar à vida uma nova chance.
Dizer que me surpreendi com esse livro é pouco. O que era pra ser uma leitura sem compromisso acabou entrando facilmente na minha lista de favoritos. E pra terminar, deixo vocês com uma das minhas quotes favoritas:

"Eu não o conheço de fato; mesmo assim, em minha vida, você estará para sempre envolvido; em minha história, inextrincavelmente atado."

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário